Importação de fertilizantes mantém ritmo de junho

16.07.2009 | 20:59 (UTC -3)

Os números da Associação Nacional para difusão de Adubos (Anda) mostram que as empresas brasileiras (misturadoras ou distribuidoras de fertilizantes) já estão se preparando para atender a demanda do mercado interno para o plantio da safra 2009/2010.

Segundo a Anda, as importações de fertilizantes vêm crescendo mês a mês desde janeiro deste ano. Em junho, o volume importado caiu ligeiramente, mas manteve o ritmo do mês anterior.

Em junho foram importadas alto em torno de 901 mil toneladas de fertilizantes, 4% menos em maio (940 mil toneladas). Na comparação com o mesmo período de 2008 no entanto, as importações estão quase 50% abaixo este ano.

Quando a demanda diminuiu ao final de 2008 e os estoques aumentaram, as indústrias pisaram no freio em relação à compra de fertilizantes.

Agora, com a proximidade do período de maior movimento no mercado de fertilizantes (a partir de agosto/setembro), as empresas começam a se preparar, aproveitando os bons preços do mercado internacional e o dólar ainda barato frente ao real.

Rafael Ribeiro de Lima Filho

Scot Consultoria

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025