Workshop discute controle de pragas da soja
Sexta e sábado (16 e 17/10), técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) ministram o "Curso de Implantação de Seringueira de 0 a 12 meses".
O curso ocorre no CALIR-Viana/ES e com aulas práticas a serem ministradas no Viveiro de Jucuruaba, também no município de Viana e contemplará técnicos do Incaper, INCRA, FETAES e das Prefeituras Municipais a serem contemplados com mudas de seringueira.
O curso faz parte do Plano PEDEAG - 2007/2025, no qual esta inserido o Programa Integrado de Desenvolvimento da Heveicultura Capixaba - PIEBORES, que prevê o plantio de 75.000 hectares de seringuiera até o ano de 2025. A orientação principal é que os novos plantios sejam feitos em consórcio com: café, cacau, cupuaçu, pimenta-do-reino, mamão e pau-brasil. Nos primeiros dois anos, poderá ser plantado na mesma área culturas anuais como: arroz, milho, feijão, amendoim, abóbora, abacaxi, etc, como forma de aumentar a renda do produtor.
O PIEBORES irá beneficiar o produtor de base familiar que pretende plantar até uma hectare, com mudas de raiz nua subsidiada ao preço de R$0,48. O programa tem ainda como outros objetivos:
- Dar sustentabilidade econômica ao homem na propriedade rural;
- Minimizar os danos do "efeito estufa" pelo seqüestro de Carbono atmosférico;
- Melhorar a infiltração de águas pluviais;
- Ampliar a oferta de matéria prima (borracha);
- Diversificar a produção e a renda do produtor;
- Combater a erosão e suas graves conseqüências.
Fonte e informações adicionais: Incaper -
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura