Implantação de seringueira é tema de curso no ES

14.10.2009 | 20:59 (UTC -3)

Sexta e sábado (16 e 17/10), técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) ministram o "Curso de Implantação de Seringueira de 0 a 12 meses".

O curso ocorre no CALIR-Viana/ES e com aulas práticas a serem ministradas no Viveiro de Jucuruaba, também no município de Viana e contemplará técnicos do Incaper, INCRA, FETAES e das Prefeituras Municipais a serem contemplados com mudas de seringueira.

O curso faz parte do Plano PEDEAG - 2007/2025, no qual esta inserido o Programa Integrado de Desenvolvimento da Heveicultura Capixaba - PIEBORES, que prevê o plantio de 75.000 hectares de seringuiera até o ano de 2025. A orientação principal é que os novos plantios sejam feitos em consórcio com: café, cacau, cupuaçu, pimenta-do-reino, mamão e pau-brasil. Nos primeiros dois anos, poderá ser plantado na mesma área culturas anuais como: arroz, milho, feijão, amendoim, abóbora, abacaxi, etc, como forma de aumentar a renda do produtor.

O PIEBORES irá beneficiar o produtor de base familiar que pretende plantar até uma hectare, com mudas de raiz nua subsidiada ao preço de R$0,48. O programa tem ainda como outros objetivos:

- Dar sustentabilidade econômica ao homem na propriedade rural;

- Minimizar os danos do "efeito estufa" pelo seqüestro de Carbono atmosférico;

- Melhorar a infiltração de águas pluviais;

- Ampliar a oferta de matéria prima (borracha);

- Diversificar a produção e a renda do produtor;

- Combater a erosão e suas graves conseqüências.

Fonte e informações adicionais: Incaper -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025