illycaffè revela finalistas do Programa de Reconhecimento à Sustentabilidade

05.02.2009 | 21:59 (UTC -3)

A illycaffè, motivada por seus ideais de sustentabilidade, criou um Programa de Reconhecimento aos seus fornecedores, sócios do Clube illy do Café, que efetivamente protegem o meio ambiente, aplicando em seus cafezais técnicas que contribuem para a preservação da natureza, além de seguir os tratados sociais da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Ednilson Dutra, da Fazenda Santa Helena (Caputira); Eduardo Junqueira Nogueira, da Fazenda Capetinga (Boa Esperança); Túlio Bovaretto, da Fazenda São Pedro (Ibiá); Versi Ferrero, da Fazenda Pântano (Patos de Minas); e Walter César Dutra, da Fazenda Jatobá (São João do Manhuaçu) foram eleitos os cinco finalistas, proprietários das fazendas que mais se destacaram pela metodologia sustentável aplicada nos seus cafezais. Dentre eles será escolhido o vencedor para receber, durante a festa de entrega do 18º Prêmio Fundação Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, o Diploma de Sustentabilidade, uma nobre homenagem concedida pela illycaffè.

Ao lançar o Programa de Reconhecimento às Melhores Práticas & Sustentabilidade, a illycaffè enviou a todos os seus fornecedores um manual explicativo e um questionário de boas práticas agrícolas a fim de mapear os métodos e processos utilizados nas fazendas que produzem o café verde para a illycaffè. Com isso, além de levantar mais temas que poderão ser melhor explorados em outras ações da empresa - como cursos, visitas e palestras da Universidade do Café Brasil e do Clube illy do Café -, a illycaffè pôde verificar as técnicas aplicadas e o nível de cuidado que os cafeicultores têm com o meio ambiente.

Os cinco sócios que apresentaram maior engajamento com questões da agricultura sustentável receberam a visita da equipe técnica e científica da illycaffè para atestar a eficácia das tecnologias utilizadas e as reais condições das fazendas produtoras de café. Sempre levando em conta o respeito e a proteção ambiental, aliado às boas condutas sociais.

Um júri composto de especialistas já elegeu a fazenda que mais se destacou nesta área e cujo produtor receberá o Diploma de Reconhecimento à Sustentabilidade durante a festa do 18º Prêmio da illycaffè, no dia 06 de março. Na ocasião também serão divulgados os dez primeiros colocados no 18º Prêmio Fundação Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso, os três classificadores com maior número de amostras aprovadas, o Fornecedor do Ano e os escolhidos para receber o inédito Diploma de Reconhecimento aos agentes (cooperativas, associações, consultorias e corretoras de cafés) dos classificadores vencedores, pelo apoio aos produtores durante a safra e pela propagação do conceito de café de alta qualidade no Brasil. Desde o lançamento do prêmio, em 1991, a illycaffè já distribuiu quase US$ 2 milhões aos vencedores.

Fonte: ADS Assessoria de Comunicações - 11. 5090-3005 / 5090.3011

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025