Produtores de trigo atentos ao controle das manchas foliares nas lavouras
Em homenagem aos 200 anos de nascimento do naturalista inglês Charles Darwin, o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) realiza o II Simpósio Científico dos Pós-graduandos no CENA/USP, de 23 a 25 de setembro.
O objetivo é de ser um espaço para discussão atenta e crítica sobre os mais diferentes aspectos relacionados à biodiversidade.
Sob o tema “Biodiversidade e evolução: ciência é ação”, os coordenadores prepararam programação que contempla palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalhos, além de debates pertinentes à comunidade científica e financiamento de pesquisas, os quais serão apresentados por pesquisadores renomados da área acadêmica.
“Evolução e Darwin” é a palestra de abertura do simpósio, com Fábio de Melo Sene, professor titular da USP que atua na área de Biologia Evolutiva. O docente focalizará a questão da espécie como determinante nas discussões científicas do século XVIII; falará dos primeiros trabalhos de genética ecológica que foram realizados no Brasil (décadas de 1940-1950), tendo como base a Teoria da Seleção Natural proposta por Darwin e Wallace; e dos projetos realizados sobre o assunto que são considerados clássicos para estudos de questões sobre genética ecológica.
A mesa-redonda “Biodiversidade e Agricultura: valores ecológicos e econômicos”, que acontece no mesmo dia 23, abordará temas como “Panorama geral e políticas públicas e privadas para as cadeias de produtos da sociobiodiversidade”, com Cláudia Maria Calório, da Secretaria de Estrativismo e Desenvolvimento Rural – Ministério do Meio Ambiente; “Agricultura e biodiversidade: do extrativismo à sustentabilidade”, com José Maria Gusman Ferraz, do Centro Nacional de Pesquisa de Monitoramento e Avaliação de Impacto Ambiental (CNPMA – Embrapa); “Produtos da biodiversidade: manejo, comércio e repartição de benefícios”, com Luciana Martins, da NATURA.
A palestra do dia 24, sob o tema “Financiamento de pesquisas em biodiversidade”, indicará o Brasil como um dos países de maior biodiversidade do mundo, portanto imprescindível de estudos para caracterização da biodiversidade ainda existente e pouco explorada, porém, a falta de recursos financeiros é quase sempre um dos grandes obstáculos ao desenvolvimento de projetos e programas científicos. Enfim, serão apresentadas importantes abordagens para o melhor entendimento da dinâmica ambiental visando à criação de políticas para financiamento de pesquisas em biodiversidade. O palestrante será Luciano Martins Verdade, docente do departamento de Ciências Biológicas (LCB) da ESALQ, pesquisador da área de Ecologia Aplicada, com ênfase em manejo de fauna em paisagens agrícolas e processos adaptativos de vertebrados a alterações antrópicas.
Na parte da tarde, a mesa-redonda versará sobre “Mudanças Climáticas, sociedade e biodiversidade”, com participação de Paulo Kageyama, docente do departamento de Ciências Florestais (LCF) da ESALQ, seguida da palestra “Planejamento ambiental para a conservação da biodiversidade”, com Rozely Ferreira dos Santos, docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com experiência na área de Ecologia, com ênfase em Planejamento Ambiental e Ecologia da Paisagem.
Já o dia 26, ficou reservado para a realização dos mini-cursos (Filogenia, Slides para apresentações eficientes, Uso de resíduos na agricultura e Agroecologia) e solenidade de premiação.
As atividades acontecem sempre no anfiteatro e em salas de aula do CENA, sempre das 08h00 às 18h00.
Estudantes de pós-graduação e de iniciação científica, pesquisadores, ambientalistas, professores universitários e demais profissionais interessados no tema, terão outras informações pelo telefone (19) 3429-4764 ou pelos e-mails
ou
. A programação completa está disponível no site
Alicia Nascimento Aguiar
Esalq
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura