IHARA investe na preservação e valorização de polinizadores no MT

Empresa inaugura, em 14 de dezembro, sua terceira morada para abelhas e insetos polinizadores; estrutura foi construída no novo Centro de Pesquisas IHARA, em Primavera do Leste

12.12.2022 | 09:23 (UTC -3)
Ludymila Marques
“As abelhas têm papel muito importante na agricultura. Cerca de 35% do volume de produção mundial dos alimentos é resultado da polinização", explica Gabriella Botelho
“As abelhas têm papel muito importante na agricultura. Cerca de 35% do volume de produção mundial dos alimentos é resultado da polinização", explica Gabriella Botelho

A IHARA, empresa de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias agrícolas, anuncia para 14 de dezembro a inauguração de mais uma Morada Conviver, estrutura especialmente concebida para receber abelhas e outros insetos polinizadores. O espaço, instalado na unidade IHARA em Primavera do Leste (MT), é o terceiro criado pela empresa junto a seus centros de pesquisa, visando proporcionar abrigo, nutrição, preservação e a valorização das espécies.

A inauguração será às 9h, no Centro de Pesquisa IHARA, localizado na zona rural de Primavera do Leste. O evento deve contar com a participação de autoridades, representantes de cooperativas e entidades do agro, além de pesquisadores, estudantes, e parceiros da IHARA.

“As abelhas têm papel muito importante na agricultura. Cerca de 35% do volume de produção mundial dos alimentos é resultado da polinização de insetos, especialmente as abelhas. A Morada Conviver é uma iniciativa de proteção destes agentes e de conscientização à sociedade sobre a sua importância. Conscientização, sobretudo, quanto à importância da adoção de boas práticas agrícolas para a sustentabilidade da produção de alimentos” explica engenheira agrônoma e consultora de Stewardship da IHARA, Gabriella Botelho.

Indicadores de sustentabilidade

A Morada Conviver de Primavera do Leste será a terceira do tipo instalada pela IHARA em seus Centros de Pesquisa. A primeira funciona desde 2018, na unidade de Sorocaba (SP). Outra foi inaugurada em setembro deste ano, em Sarandi (PR).

Segundo Gabriella, a manutenção destas estruturas dentro das unidades em que a empresa promove pesquisas e ensaios de campo com os defensivos agrícolas em desenvolvimento são prova da convivência equilibrada entre a apicultura e a agricultura.

“A experiência IHARA com as Moradas é prova de que agricultura e preservação podem, e devem, caminhar juntas”, complementa.

As estruturas recebem inicialmente espécies de abelhas sem ferrão, e em pouco tempo passam a atrair também outras abelhas e insetos polinizadores, já que os jardins são criteriosamente projetados para garantir a oferta de pólen e néctar, com espécies que florescem o ano todo.

Projeto conviver

As Moradas são ação integrante do Projeto Conviver, um complexo de iniciativas da IHARA visando a proteção das abelhas e do meio ambiente, a valorização do serviço de polinização por insetos e a multiplicação do conhecimento para garantir a produção sustentável dos alimentos.

O Projeto conta ainda com importante frente de educação ambiental. “Os polinizadores são essenciais para a manutenção da diversidade no meio ambiente e as abelhas se destacam entre os principais responsáveis pelo processo de reprodução de plantas e flores, contribuindo fundamentalmente para o progresso da agricultura”, conclui Gabriella.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro