Ouro Fino fatura três vezes mais do que a estimativa do setor veterinário
A IHARA estabeleceu uma parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), localizado na cidade de Bento Gonçalves/RS, que vai auxiliar a produção de uva na região, voltada à produção de vinhos.
O projeto é desenvolvido com o auxílio do Planta Forte sobre rodas (PFsr), laboratório móvel da IHARA, que percorre propriedades rurais do país, levando ao campo ferramentas tecnológicas para ajudar o produtor a diagnosticar aspectos que contribuam para tornar o seu negócio mais rentável e sustentável.
“A presença do Planta Forte sobre rodas no nosso Instituto serve como um complemento pedagógico ao curso oferecido por nós aos alunos. Os instrumentos ajudam a identificar pontos de melhorias e a gerar soluções para as mais diversas situações dentro do sistema de produção”, explica o professor titular na área da Mecanização Agrícola e Viticultura do IFRS, Faustino Facchin. A partir das atividades do Planta Forte, a IHARA pretende ajudar na formação de mão de obra mais qualificada para atuar nas empresas vinícolas.
Entre os alunos do IFRS estão profissionais que atuam em vinícolas da região e muitos deles levaram para dentro da sala de aula os problemas enfrentados pelas empresas. “A maior dificuldade apontada por eles é a de produzir uvas com a qualidade necessária para a fabricação de bons vinhos. Esse é um dos aspectos que pretendemos ajudar a melhor com a parceria”, comenta o responsável pela unidade móvel do Sul do Brasil, Faber de Souza Pereira, que fica sediado em Lages (SC).
Sobre o Projeto Planta Forte sobre rodas
O Planta Forte sobre rodas nasceu para dar agilidade a um programa da IHARA, o Sistema Planta Forte (SPF), que desde 2003 tem como objetivo aprimorar e desenvolver modelos de gestão mais eficientes da produção agrícola a partir da experiência administrativa e sabedoria do agricultor. “Esse projeto é uma forma de concretizar o compromisso da empresa em contribuir para o progresso e competitividade da agricultura brasileira descrito em sua missão”, finaliza Faber de Souza Pereira.
Fonte: Attuale Comunicação – (11) 4022-6824
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura