Ihara apresenta novidades na Abertura da Colheita do Arroz

05.03.2009 | 20:59 (UTC -3)

A Ihara participará da 19ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, realizada em Cachoeirinha/RS, entre os dias 05 a 07 de março de 2009. No espaço destinado à Vitrine Tecnológica, a empresa apresentará o herbicida Nominee 400 SC, que se caracteriza por ser bastante flexível quanto à época de aplicação e na variação de dose/há.

A empresa informa que apontará resultados que comprovam que o melhor custo benefício do NOMINEE 400 SC se dá quando aplicado com as ervas daninhas com até 4 folhas.

O herbicida SIRIUS 250 SC também será apresentado, com foco no controle de ciperáceas. De acordo com a empresa, a vantagem do SIRIUS 250 SC está em matar ciperáceas presentes no momento da aplicação e no seu residual, o que evita que novas ciperáceas germinem depois da sua aplicação. Outra característica muito valorizada no SIRIUS 250 SC, e destacada na Vitrine Tecnológica, é a sua capacidade de inviabilizar as sementes das ciperáceas, diminuindo seu banco de sementes para safras futuras. Na área do manejo de doenças, os participantes poderão verificar o alto desempenho do tradicional fungicida DITHIOBIN 780 WP no controle preventivo de manchas foliares e brusone do arroz.

“A Ihara aproveita de sua longa experiência na cultura de arroz irrigado para registrar e divulgar a mudança contínua do perfil das ervas daninhas nas regiões produtoras de arroz irrigado. Essa mudança esta muito pressionada e às vezes até antecipadas por algumas práticas de manejo, hoje empregadas nas lavouras. Salientamos que esta condição é uma resposta da natureza frente as nossas intervenções, pois em todo momento, a natureza buscará caminhos para sobrevivência das espécies”, ressalta o Gerente de Culturas da Ihara, Reginaldo Nacata, que completa: “A Ihara nos últimos três anos vem alterando e se adaptando com novos manejos frente a esta nova situação. Prova disto é a volta com força do produto GRASCARB em nossos manejos, hoje focado em áreas que tenham a presença de gramíneas consideradas de difícil controle”.

Segundo Nacata, a cultura do arroz irrigado no Rio Grande do Sul também vem sofrendo bastante com ataques da lagarta Panícula, antes bastante esporádica nas regiões. Em algumas lavouras as perdas podem chegar até 40%. “Para resolver este problema estamos em fase final de desenvolvimento e registro do SAFETY, para arroz irrigado, ‘um inseticida limpo’, com baixa carência, que tem em sua composição apenas carbono, oxigênio e hidrogênio, e por isso além de ser ecologicamente correto é extremamente seguro para o produtor aplicá-lo”, completa.

Nacata destaca a parceria entre a Ihara e IRGA - Instituto Rio Grandense do Arroz, uma das instituições responsáveis pela organização do evento. “O IRGA tem o objetivo de prover tecnologia e o desenvolvimento das lavouras arrozeiras. Em conjunto com nosso setor de pesquisa o IRGA vem desenvolvendo o inseticida SAFETY e confirmando os excelentes resultados no controle da lagarta da panícula”, conclui Nacata.

Mais informações:

Fonte: Attuale Comunicação – (11) 4022-6824

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025