Erik Fyrwald: “orgânico prejudica o clima”
Em entrevista ao jornal suíço NZZ, CEO da Syngenta explica a situação atual da agricultura e desafios enfrentados
De 10 a 12 de maio, durante a Copacol Agro 2022, em Cafelândia (PR), a ICL, empresa global que utiliza seus recursos exclusivos e capacidade tecnológica para desenvolver soluções impactantes em nutrição e fisiologia de plantas, estará apresentando tecnologias voltadas às culturas do milho.
Uma delas é Nutriflow, produto desenvolvido especificamente para a cultura do milho, que recentemente inaugurou uma categoria, trazendo um novo conceito em nutrição. Além de agir melhorando a fluidez e plantabilidade das sementes, traz nutrientes essenciais ao desenvolvimento inicial do milho. O produto traz em sua composição:
“Nutriflow permite o fornecimento de nutrientes que aceleram o desenvolvimento das plantas, associado com a facilidade operacional, pelo fato de a aplicação ser realizada diretamente na caixa de sementes. Não há nenhum produto similar no Brasil hoje”, afirma o engenheiro agrônomo Cleyton Domingos, consultor de Desenvolvimento de Mercado na ICL.
Nutriflow faz parte do Programa Nutricional Supera, que tem como principal objetivo entregar as melhores tecnologias e soluções em nutrição e fisiologia de plantas. E, dessa forma, contribuir para que a cultura do milho esteja sempre bem nutrida e preparada para superar os estresse e entregar o máximo de rentabilidade para o produtor. “Isso é possível porque contamos com o suporte dos consultores agronômicos e de uma equipe de profissionais altamente capacitados, por meio de visitas programadas, além de um portfólio completo”, declara Domingos.
Os estágios iniciais do crescimento das culturas são essenciais para garantir um rendimento bem-sucedido. O fornecimento de nutrição adequada às sementes garante a disponibilidade de nutrientes no início do ciclo de vida de uma planta. “Na fase da germinação, a semente absorve cerca de 30% a 35% de seu peso em água e nutrientes, assim é muito importante que eles estejam à disposição. A emergência rápida e uniforme das plântulas é de extrema importância para a cultura do milho”, explica o engenheiro agrônomo.
O tamanho do sistema radicular é muito importante para a absorção de água e nutrientes minerais. Considerando-se uma média de trabalhos a campo e pesquisa, Nutriflow representou um acréscimo de 30,2% em volume de raízes, o que traz maior absorção de água e nutrientes e maior tolerância a veranicos.
Na parte aérea, considerando-se uma média de trabalhos a campo e pesquisa, o produto representou um acréscimo de + 26,2% em volume, o que ocasiona maior fotossíntese, maior acúmulo de fotoassimilados (produto da fotossíntese, energia responsável pelo crescimento e desenvolvimento das plantas) e colmos mais resistentes.
“A uniformidade de plantio associada ao fornecimento nutricional irão promover o melhor desenvolvimento do sistema radicular e parte aérea das plantas, tornando-as mais vigorosas e com maior acúmulo de fotoassimilados no colmo, os quais serão utilizados, sobretudo em situações de estresses (hídrico, temperatura, nebulosidade, ataque de pragas, etc), como fonte de energia para o enchimento de grãos. Todos esses benefícios se traduzirão em redução da suscetibilidade a estresses e acamamento e, também, em maior produtividade”, informa Domingos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Em entrevista ao jornal suíço NZZ, CEO da Syngenta explica a situação atual da agricultura e desafios enfrentados
Parceria viabilizou capacitação de 100 jovens de famílias empresárias do setor de cana-de-açúcar, auxiliando-os no processo de sucedimento familiar