Ibrafe participa do Show Rural Coopavel

Instituto trabalha em ações de fortalecimento e de divulgação da cultura do feijão

08.02.2022 | 14:10 (UTC -3)
Sentido Comunicação

O Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais (IBRAFE) está presente no Show Rural 2022– maior evento agro da América Latina. O presidente do IBRAFE, Marcelo Eduardo Lüders e equipe técnica participarão de lançamento de novas cultivares, degustação de produtos a base de Feijão e da comemoração do Dia Mundial das Pulses.

Nesta terça-feira (8/02),  a equipe do IBRAFE participou do lançamento de cultivares desenvolvidas pela Embrapa, entidade parceira em prol do desenvolvimento da cadeia do Feijão. Com o intuito de diversificar o plantio, e aumentar ainda mais a qualidade dos Feijões plantados no Brasil, a Embrapa lança a BRS FC310, cultivar de Feijão-carioca, que apresenta ciclo semiprecoce, direcionada para a safra e safrinha da região Centro-sul do Brasil.

O presidente do IBRAFE também esteve no estande da Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel (AREAC), falando sobre a importância da rastreabilidade e sobre as oportunidades geradas pela exportação de Feijões.

Nesta quarta-feira (9/02), às 9h, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) fará o lançamento de novas cultivares de Feijão, com a participação do presidente do IBRAFE.

Além desses lançamentos, durante todos os dias do Show Rural, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), está expondo mais de 20 cultivares de Feijão, todas fruto de pesquisas elaboradas pela entidade.

Dia Mundial das Pulses

O dia 10 de fevereiro é o Dia Mundial das Pulses. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em 2018, dada tamanha importância desses grãos para a nutrição de pessoas ao redor do mundo.

Fundamentais para a alimentação do planeta, elas são um conjunto de leguminosas de grãos secos, que incluem diversas espécies vegetais, como os Feijões, a Ervilha, a Lentilha, o Grão de bico, dentre outras. São chamados de superalimento porque são proteína vegetal rica em fibras, ferro, vitaminas, antioxidantes, folato e muito mais.

Neste ano, a data será comemorada no Show Rural. Às 10h, haverá um encontro na sala de imprensa para falar sobre a importância desse dia, tanto para a alimentação mundial, quanto para milhares de produtores que vivem do plantio de Feijões e Pulses no Brasil. O presidente Marcelo Eduardo Lüders, falará sobre os projetos do IBRAFE para incentivar o plantio e consumo de Feijões, como o Viva Feijão, em parceria com o Sebrae-PR.

Em comemoração ao dia, durante o almoço de quinta-feira, serão servidos diferentes cultivares de Feijões para que os participantes do Show Rural possam experimentar a diversidade que está sendo produzida, tanto no Paraná, quanto em outros estados brasileiros.

No período da tarde, quem passar pelo stand da AREAC poderá degustar um caldo de Pulses.

“Comemorar o Dia Mundial das Pulses no Show Rural é muito importante. O evento reúne os principais players da cadeia produtiva e promove o agro brasileiro para o mundo. Estamos honrados em fazer parte dessa feira que enriquece o setor no Brasil”, finaliza Lüders.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024