Empresas do Grupo Serquímica registram números expressivos em 2010
O Instituto Brasileiro do Feijão (Ibrafe) está preocupado com o resultado da pesquisa “Aquisição Alimentar per capita” do IBGE, divulgada na quinta-feira (16). Marcelo Eduardo Lüders, presidente do Conselho de Administração do Ibrafe, comentou nesta sexta (17) que há sim necessidade de incentivar a compra e consumo de feijão no Brasil, porém, é preciso ter cuidado na interpretação dos dados demonstrados pelo IBGE, já que a quantidade de feijão adquirido pela população (9,1 quilos per capita em 2008-2009, segunda pesquisa) não reflete a quantidade de grãos consumidos (cerca de 16 quilos per capita).
“A maioria das pessoas que não adquirem feijão nos supermercados, não deixam de consumi-lo diariamente nos restaurantes, refeitórios das indústrias, fábricas e grandes empresas, ou nas escolas, onde comem diariamente”, explicou Lüders. “Não podemos esquecer que nas grandes cidades, existe uma enorme parcela de pessoas que comem fora de casa todos os dias”, complementa.
Mesmo assim, segundo ele, para o Ibrafe, saber que refrigerantes, guloseimas e produtos industrializados estão cada vez mais no prato dos brasileiros reflete uma triste realidade: a população brasileira está cada vez mais sedentária e obesa.
CONSOME-SE FEIJÃO, SIM – Em uma pesquisa realizada pela Vigitel, uma autarquia do Ministério da Saúde, 2.900 famílias foram questionadas sobre seus hábitos alimentares. Em 2009, 68% das pessoas entrevistadas afirmaram consumir feijão pelo menos cinco vezes por semana.
“Ainda assim, o Ministério da Saúde demonstrou que tivemos, sim, queda no consumo de feijão nos últimos e que isso reflete na saúde principalmente das crianças e adolescentes que estão cada vez mais obesos no país”, disse Lüders.
O Ibrafe incentivará o lançamento, em 2011, campanhas de incentivo ao consumo de feijão e da alimentação saudável em parceria com Ministérios e com a Câmara Setorial do Feijão.
Sindy Molina
Assessoria de Imprensa Ibrafe
(41) 3259-4433
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura