Cesb promove 3º Desafio Nacional de Máxima Produtividade 2011/2012
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) decidiu abrir trincheiras nesta edição do Show Rural. Entre os diversos experimentos que a instituição montou, estão buracos de até um metro de profundidade. “Queremos mostrar para o agricultor o que acontece debaixo do solo”, justifica a pesquisadora Graziela Barbosa.
Ela complementa dizendo que a ideia é que o agricultor veja como se comporta o sistema radicular das plantas quando se utiliza o sistema correto de manejo do solo. “Não é novidade para o produtor, mas é uma coisa que geralmente ele não vê. Acreditamos que visualizando com os próprios olhos ele se certifique da diferença que faz o uso das técnicas corretas”, salienta a pesquisadora.
Ainda de acordo com Graziela Barbosa, foram implantadas culturas como soja, milho, pé-de-galinha e crotalária. As duas primeiras foram escolhidas porque são as mais comuns no verão. Já o pé-de-galinha destaca-se por ser uma gramínea com sistema radicular bastante agressivo. A crotalária tem grande capacidade de fixar nitrogênio no solo, nutriente indispensável para o crescimento da planta. “Antes delas usamos aveia como planta de cobertura no inverno”, acrescenta a pesquisadora.
Com esses experimentos, o Iapar pretende reforçar a importância e a necessidade do uso de técnicas já conhecidas e eficazes de manejo do solo. “Usando técnicas como plantio direto, terraço, plantas de cobertura e rotação de cultura o produtor certamente terá bons resultados”, salienta Graziela Barbosa.
Mais informações sobre o Show Rural podem ser obtidas no endereço
.
Divulgação
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura