Caminhão itinerante da FMC leva experiência sensorial pelo universo da soja por todo o Brasil
A busca no mercado de horticultura hoje é por novidades em tecnologia e inovação que elevem a produtividade no campo e assegurem qualidade cada vez maior dos produtos, nas diversas formas de cultivo. O crescimento acelerado de produção estimado em mais de 110% na última década e o faturamento superior a R$ 40 bilhões por ano, de acordo com a Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABCSEM), revelam ainda que as áreas ocupadas por hortaliças representam 550 mil hectares no país.
Este salto significativo do setor em produtividade e qualidade dos produtos produzidos no Brasil atrai produtores brasileiros e estrangeiros para a 20ª edição da Hortitec - Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, que acontece de 19 a 21 de junho, no Pavilhão de Exposições da Expoflora, em Holambra/SP.
Considerada a maior feira de horticultura da América Latina, a Hortitec é a vitrine de expositores nacionais e internacionais para apresentar as inovações agrícolas a produtores dos diferentes setores do agronegócio: flores, frutas, hortaliças, florestais e demais culturas intensivas.
Mais de 400 expositores nas áreas de tecnologia agrícola, ferramentas, estufas, embalagens, vasos, telas, defensivos, fertilizantes, irrigação, sementes, mudas, bulbos, substratos, climatização, biotecnologia e assessoria técnica participam no evento. Uma oportunidade para conferir as novidades em produtos e serviços, mas também – e principalmente – uma chance sem igual para os profissionais do setor trocarem experiências, fazerem negócios e programarem investimentos futuros.
Entre as novidades, as mudanças de formato e de cores das hortaliças e legumes chamam a atenção do consumidor final. A empresa Sementes Sakama, por exemplo, apresenta nesta edição o pepino Beit Alpha, uma versão do produto menor, mais crocante e sem espinhos, a couve Komatsuna Beni, de coloração roxa, e ainda o mini Nabo, com metade do tamanho normal.
Já para o visitante que pensa em investir na agricultura orgânica, que tem o custo de produção mais elevado, a solução presente na Hortitec é a Eco Estufa, desenvolvida especialmente para este tipo de cultivo, com investimento menor. Já a Felco, traz novidade para poda ao apresentar uma tesoura elétrica e portátil.
O aplicador costal de granulados para aplicação manual de produtos como fertilizantes, inseticidas e nematicidas, da Guarany, também é uma opção para o produtor que busca por novidades que facilitam o dia a dia no campo. O produto tem um sistema de dupla função: faz aplicações precisas de forma doseficada (grama/acionamento) e também contínua (grama/minuto).
O visitante da Hortitec poderá conferir também novos cultivares de pêssego, desenvolvidos e lançados pela Embrapa, que já estão sendo produzidos pela Sigma Agro Pesquisa.
"A exposição já se consolidou como um dos principais eventos do calendário de oportunidades e negócios no país e atrai o que há de mais avançado numa das áreas de maior crescimento da economia brasileira", afirma Renato Opitz, diretor da Promoções e Eventos RBB, empresa responsável pela organização da Hortitec.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura