Herbicat aposta em piloto automático Vision com tecnologia de visão computacional

Inovação promete reduzir as perdas por pisoteio no cultivo de cana-de-açúcar em até 95% se comparado aos métodos convencionais

16.05.2024 | 15:25 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Rita Dias

A Herbicat, em parceria com a Agres, lançou o Nave Vision, um sistema de piloto automático que utiliza visão computacional para aprimorar a precisão das operações agrícolas. Esta inovação promete reduzir as perdas por pisoteio no cultivo de cana-de-açúcar em até 95% se comparado com os métodos convencionais.

Segundo Luís Pio (na foto), presidente da Herbicat, o Nave Vision se destaca por operar com câmeras, o que supera os desafios apresentados pelo uso de sistemas GNSS, como a cintilação e interferências de sinal. "Ao identificar as linhas de plantio preexistentes, o sistema mantém a precisão e a confiabilidade do posicionamento, proporcionando uma operação mais eficaz e segura, minimizando os riscos e perdas comuns em outras soluções disponíveis no mercado", explicou Pio.

O principal objetivo do Nave Vision é evitar que o trator ou outros equipamentos agrícolas pisem nas linhas de plantio da cana. Equipado com uma câmera específica e dois conjuntos óticos, o sistema é capaz de medir com precisão a distância entre o equipamento e o alvo.

"Com esse novo sistema de direção automático, conseguimos reduzir a perda por pisoteio da roda do trator no cultivo em até 95%, uma melhoria significativa em relação aos métodos convencionais", destacou Pio.

O Nave Vision utiliza inteligência artificial para ser treinado a identificar e seguir linhas de produção com precisão, podendo variar de 10 cm até 150 cm de altura. "Essa flexibilidade permite que o sistema seja aplicado em diferentes culturas, como milho, além de ser capaz de reconhecer as passadas anteriores do trator", acrescentou Pio.

Além de seu uso principal, a câmera do Nave Vision oferece outras utilidades para aplicações agrícolas, trazendo um novo nível de inovação para o setor. "Nos Estados Unidos, existem sistemas similares, mas adaptados para as condições americanas. No Brasil, esta é uma novidade que beneficiará nossos agricultores, proporcionando mais eficiência e menos desperdício", concluiu Pio.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro