Show Agro Coopernorte inicia no dia 29 de maio com espaços inéditos
Neste ano, a feira apresenta um espaço para teste de máquinas agrícolas, drones e automóveis, além de uma área de inovação e Inteligência Artificial
Em uma nova assembleia geral realizada hoje, 92% dos auditores fiscais federais agropecuários aprovaram uma contraproposta de reestruturação da carreira para ser apresentada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Esta decisão marca um passo significativo com objetivo de propiciar a reabertura do diálogo com o governo, reforçando a necessidade de uma maior valorização à defesa agropecuária brasileira.
Entre os itens da proposta, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) quer oficializar ao MGI a necessidade de ampliação das localidades que recebem indenização de fronteira, indenização por folga remunerada, além da inclusão da carreira no ciclo de auditoria.
“Reafirmamos o compromisso dos auditores agropecuários em garantir a continuidade das atividades essenciais, visando sempre a segurança e a qualidade dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro ou de outros países”, afirmou o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo Macedo.
De acordo com o sindicato, o prolongamento da mobilização, iniciada em janeiro, acontece devido à intransigência do governo, que insiste em tratar a segurança dos alimentos e a defesa agropecuária de forma distinta de outras prioridades, como a arrecadação de impostos, a fiscalização ambiental e a segurança pública.
Atualmente, o Brasil conta com 2,3 mil auditores agropecuários para auditar e fiscalizar portos, aeroportos, zonas de fronteira, plantas de frigoríficos, agroindústrias, campos de produção, a saúde e bem-estar animal, além de realizar análises fiscais em laboratórios e abrir mercados por meio das adidâncias agrícolas. Cerca de 20% deste total está apto a se aposentar e a reposição de pessoal por meio de concursos públicos não têm caminhado para atender o volume do agronegócio brasileiro.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura