Embrapa e Copasul realizam Simpósio da Cultura da Soja em Naviraí/MS
Cerca de 40 associados da C.Vale em Palotina/PR, divididos em dois grupos, concluíram no mês de setembro, o curso De Olho na Qualidade Rural.
Durante o treinamento, os empresários rurais analisaram como eliminar desperdícios, implantar práticas de descarte, organização, limpeza, higiene e manter diariamente a ordem no trabalho.
Segundo a instrutora do Senar, a agrônoma Sandra Ferneda Venturim, o curso é o caminho mais prático e ágil para transformar teoria em hábitos práticos do cotidiano das famílias rurais. “Esse controle que a C.Vale já executa com eficiência em suas indústria, agora também está sendo disponibilizado aos seus associados”. Para ela, o controle e a organização da propriedade é fundamental para reduzir perdas, aumentar os lucros e ampliar mercados. “Nesse aspecto os participantes estão bem conscientes do seu real papel em todo esse processo”, avalia a instrutora.
Os treinamentos foram realizados através de uma parceria entre a C.Vale, Senar/Sebrae, Sindicato Patronal Rural e Prefeitura Municipal.
Com essas duas turmas, já somam 66 empresas rurais que passaram pelo treinamento. Humberto Piovesan foi um dos participantes da terceira turma. Ele avalia de forma positiva e recomenda que todos os produtores de frango, leite, suínos e grãos passem por essa qualificação. “O ganho é substancial. Você se sente motivado, um empreendedor em busca da qualidade”. Piovesan foi eleito líder do seu grupo. O mesmo aconteceu com Gilvair Pierezan, na quarta turma, ao ser escolhido presidente da turma. Ele diz que qualidade dos produtos e serviços estão diretamente ligados a organização da propriedade. “Do passado não resta dúvida que melhorou muito. Agora para o futuro, tem muito que fazer”,diz ele. Cristiane Soares Lupatini, outra associada que participou do treinamento, revela que o curso, a tirou da zona de conforto. “Antes achava que estava bom. Agora percebo que tem muito o que fazer e melhorar na propriedade”. A família Lupatini aproveitou a motivação para descartar, limpar e até pintar o aviário e organizar várias coisas dentro da própria casa.
O encerramento dos trabalhos da primeira turma aconteceu no final do mês de maio, na propriedade dos agricultores Ivanir e Zenaide Dalastra, na Linha São Luiz. A associada Iria Maria Weber Bener, uma das participantes do curso, disse que “agora é só dar continuidade a tudo isso”. Marilena Sponchiado Lowen, reforçou dizendo que as visitas individualizadas pela instrutora fizeram a diferença. “Cada propriedade tem suas particularidades e isso foi observado e sinalizado como podemos melhor organizar e aproveitar os recursos disponíveis”, revelou. O associado Edemar José Burin, disse que o curso trouxe à tona o que estava meio escondido. “Com essa organização será muito mais fácil trabalhar e obter uma maior produtividade e rentabilidade”, atestou.
Já com a segunda turma, a conclusão dos trabalhos aconteceu em meados do mês de junho, na propriedade do associado Nestor Araldi, na Linha Botafogo. Ladi Araldi disse que sempre tem alguma coisa para se melhorar. “Durante o treinamento tive a oportunidade de ver o quanto ainda podemos melhorar e que o planejamento é a chave de tudo”. Claudete Rossato, comunga dessa ideia. “É oportunidade de acumularmos mais conhecimento, valores que podemos aproveitar tanto na nossa vida pessoal como profissional.”
Sára Ferneda Messias
Assessoria Imprensa C.Vale
/ (44) 3649-8021
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura