Plantio de trigo é retomado no RS após dias de muita chuva
A estimativa de cultivo de trigo para safra 2022 é de 1.413.763 hectares, representando aumento de 15,04% em relação à safra anterior
A Caravana Embrapa FertBrasil será realizada nesta terça-feira, 21 de junho, no Auditório do Sindicato Rural de Guarapuava (PR), entre 8h e 12h30. O objetivo é debater a crise provocada pela falta de fertilizantes, assim como capacitar os participantes para incrementar as estratégias para racionalização no uso de insumos e estimular a adoção de boas práticas de manejo das culturas. As inscrições gratuitas e podem ser feitas aqui.
“Nossa expectativa é auxiliar na superação da crise provocada pela falta e pelo alto custo dos fertilizantes, por meio de capacitação e da troca de conhecimentos, estabelecendo um diálogo entre a pesquisa e o setor produtivo e propondo soluções tecnológicas para atender as necessidades de cada região”, explica Alexandre Nepomuceno, chefe-geral da Embrapa Soja (Londrina -PR), unidade da Embrapa que realiza o evento no Paraná, em parceria com a Embrapa Florestas.
A Caravana Embrapa FertBrasil é uma ação realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Embrapa e da Rede FertBrasil, com o patrocínio da Bayer, Bioma, Climate Field View, FertiSystem e da Rede ILPF, apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Sistema OCB, da Sindicato Nacional das Indústrias de Matérias-Primas para Fertilizantes (Sinprifert) e do Banco do Brasil. No Paraná, a iniciativa conta com o apoio da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP / SENAR), Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR), Conselho Regional de Engenharia Agronômica (CREA), Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Sociedade Rural do Paraná (SRP) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).
No Paraná, a Caravana Embrapa FertBrasil começa em Guarapuava (21/05) e, em seguida, vai a Cascavel (22/05), Londrina (23/05) e Ponta Grossa (24/05), que são importantes polos regionais na produção de grãos. No Estado, o evento é realizado pela Embrapa Soja e Embrapa Florestas. Os encontros foram divididos em cinco módulos e ocorrem no período da manhã, das 8h às 12h30. Veja detalhes da programação:
Apresentação do sistema de produção local do uso de fertilizantes
Sandro Cesar Albrecht, coordenador do projeto Grãos, do IDR - Paraná
Módulo 1 - Ferramentas para o planejamento agrícola: onde e quando plantar?
Angelo Mansur Mendes, pesquisador da Embrapa Territorial
Módulo 2 - Boas Práticas para o Uso Eficiente de Fertilizantes e insumos para a nutrição de Plantas no Brasil
Cesar de Castro, Adilson de Oliveira Jr. e Fábio Álvares de Oliveira, pesquisadores da Embrapa Soja
Módulo 3 - Novas tecnologias para suprimento eficiente de nutrientes às plantas
Juliano Corulli Corrêa, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves
Módulo 4 - Uso de tecnologias digitais e sistemas de informação para recomendação de fertilizantes e insumos para a nutrição de plantas no Brasil
Ronaldo Oliveira, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental
Módulo 5 - Tecnologias e práticas de manejo para a Sustentabilidade Agroambiental
Osmar Conte, pesquisador da Embrapa Trigo e Salvador Foloni, pesquisador da Embrapa Soja
A Caravana Embrapa FertBrasil iniciada, em maio, em Mato Grosso do Sul e São Paulo está compartilhando informações e conhecimentos com profissionais que atuam na assistência técnica e extensão rural, sindicatos e associações rurais, e produtores. A expectativa é atingir cerca de 10 mil profissionais, tornando-os multiplicadores das técnicas e orientações repassadas pela equipe da Embrapa e de instituições parceiras que integrarão a Caravana.
A Caravana vai abordar questões práticas e de impacto imediato, que ao serem adotadas poderão, junto com outras iniciativas do Plano Nacional de Fertilizantes, promover uma economia de até 20% no uso de fertilizantes no Brasil, já na safra 2022/23, podendo resultar em até um bilhão de dólares de economia para o produtor rural brasileiro. O Brasil, atualmente, consome cerca de 8,5% dos fertilizantes em nível global, ocupando a quarta posição. China, Índia e Estados Unidos aparecem no topo da lista de consumo.
Esses países, ainda, são grandes produtores mundiais de fertilizantes, à exceção do Brasil, que importou em 2021 cerca de 89% das 43 milhões de toneladas consumidas na produção agrícola. No país, as culturas de soja, milho e cana-de-açúcar respondem por mais de 73% do consumo de fertilizantes. A Rússia é responsável por fornecer 25% dos fertilizantes para o Brasil. Junto com a Bielorrússia, chega a fornecer mais de 50% do potássio consumido pelo agricultor brasileiro anualmente.
Serviço
Caravana Embrapa FertBrasil - Guarapuava (PR)
Local: Auditório do Sindicato Rural de Guarapuava -Rua Afonso Botelho, nº 58, Bairro Trianon
Data: 21/06
Horário: 8h às 12h30
Inscrição gratuita: http://lp-cnpso.comunica.embrapa.br/caravana-fertbrasil-21-06-guarapuava-pr
Caravana Embrapa FertBrasil - Cascavel (PR)
Local: ACIC - Associação Comercial e Industrial de Cascavel - Rua Pernambuco, nº 1800, Centro
Data: 22/06
Horário: 8h às 12h30
Inscrição gratuita: http://lp-cnpso.comunica.embrapa.br/caravana-fertbrasil-22-06-cascavel-pr
Caravana Embrapa FertBrasil - Londrina (PR)
Local: Parque Governador Ney Braga - Recinto Milton Alcover - Avenida Tiradentes, nº 6275
Data: 23/06
Horário: 8h às 12h30
Inscrição gratuita: http://lp-cnpso.comunica.embrapa.br/caravana-fertbrasil-23-06-londrina-pr
Caravana Embrapa FertBrasil - Ponta Grossa (PR)
Local: Centro de Eventos Bourbon Hotel - Rua Jacob Holzmann, n° 219, Bairro Olarias
Data: 24/06
Horário: 8h às 12h30
Inscrição gratuita: http://lp-cnpso.comunica.embrapa.br/caravana-fertbrasil-24-06-ponta-grossa-pr
Mais informações: www.embrapa.br/caravana-embrapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
A estimativa de cultivo de trigo para safra 2022 é de 1.413.763 hectares, representando aumento de 15,04% em relação à safra anterior
Pesquisa bibliográfica realizada pela Embrapa conclui pela boa perspectiva dessa prática visando à produção sustentável, um dos focos principais da agricultura moderna; estudo servirá para orientação dos produtores que desejem adotar esse método para conservação ambiental