Como proteger lavouras contra a broca-do-café
Patrick Rodrigues de Souza, consultor do Departamento Técnico da Cocari, compartilha técnicas eficientes contra a praga
Na abertura do calendário agrícola brasileiro, o Grupo UbyAgro marca presença no Agroshow Copagril 2025, que acontecerá entre os dias 8 e 10 de janeiro, na Estação Experimental da Cooperativa Agroindustrial Copagril, em Marechal Rondon, no extremo Oeste do Paraná. Com o tema O Futuro é o Agro, o evento tem como objetivo conectar produtores, fornecedores e demais agentes da cadeia produtiva do agronegócio em uma das mais importantes fronteiras do agronegócio do País.
Durante os três dias do evento, a holding, que reúne a Ubyfol e a Vitales entre suas principais marcas, apresentará aos sojicultores, pesquisadores e participantes presentes o Exseleny – bioestimulante inovador desenvolvido para trazer uma série de benefícios ao metabolismo da planta e potencializar o seu desenvolvimento fisiológico.
Em um estande próprio, a holding disponibilizará uma equipe de especialistas em nutrição vegetal e em bioinsumos para prestar apoio e compartilhar informações técnicas sobre as soluções tecnológicas do Grupo, além de promover interações e demonstrações no campo para os produtores de soja e de outras culturas que planejam alcançar maior eficiência dos manejos e altas produtividades.
“A Copagril é uma cooperativa de grande prestígio e uma das principais referências daquela região do Paraná”, ressalta o gerente regional Lean Pizaia (na foto acima). “Por ser um cliente estratégico para o nosso Grupo, buscamos fortalecer em 2024 nossa parceria com a entidade e estarmos próximos dos cooperados. Um relacionamento que certamente será ampliado este ano ainda mais, por meio de uma série de ativações em conjunto, como cursos, treinamentos e demonstrações de campo das nossas soluções”, informa.
Segundo Lean, o grande diferencial de Exseleny está na presença de elementos como selênio (Se), níquel (Ni) e cobalto (Co), além de um aminograma direcionado especificamente para o combate ao estresse. “O selênio desempenha um papel vital na saúde das plantas ao ativar o complexo enzimático e não-enzimático responsável pela redução das EROs. Instáveis e extremamente reativas, tais moléculas são geradas em grande quantidade durante o período de estresse, condição que afeta outras moléculas, como proteínas, carboidratos, lipídeos e ácido nucleicos”, detalha o gerente.
De acordo com ele, o níquel também auxilia na eliminação das EROs, promovendo um desenvolvimento mais vigoroso e saudável da planta, além de atuar no metabolismo do nitrogênio. O Cobalto, por sua vez, atua impedindo o aumento dos níveis de etileno, outra consequência do estresse na planta, completando esse combate.
Tecnologicamente desenvolvido para combater o estresse e impulsionar a produtividade durante o cultivo da soja, a eficiência do Exseleny também é comprovada em outras culturas, como as de milho, cana-de-açúcar, algodão e café.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura