Janeiro tem previsão de chuvas e calor intenso no Brasil

De acordo com o Inmet, as chuvas estarão concentradas nas Regiões Norte, Nordeste e Sul do País

03.01.2025 | 15:43 (UTC -3)
Inmet, edição Revista Cultivar

A previsão do Inmet para janeiro de 2025 aponta chuvas acima da média em boa parte das Regiões Norte, Sul e do leste e norte do Nordeste. Já áreas do Centro-Oeste, Sudeste e sul do Rio Grande do Sul podem registrar acumulados abaixo da média histórica. As temperaturas devem ficar acima da média em grande parte do país, com dias de calor intenso no Norte. Confira os detalhes:

Figura 1: previsão de anomalias de (a) precipitação e (b) temperatura média do ar do modelo climático do Inmet, para o mês de janeiro de 2025
Figura 1: previsão de anomalias de (a) precipitação e (b) temperatura média do ar do modelo climático do Inmet, para o mês de janeiro de 2025

Chuva

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de janeiro indica chuvas entre a média climatológica (tom cinza) e acima da média (tom azul) em grande parte das Regiões Norte, Sul e do leste e norte do Nordeste. No entanto, em algumas áreas dessas Regiões, como Rondônia, sudeste e norte do Pará, sul e norte do Tocantins, região central do Maranhão, oeste da Bahia e sul do Rio Grande do Sul, os acumulados poderão variar entre próximo e abaixo da média histórica, conforme representado pelos tons cinza e amarelo no mapa da Figura 1a.

Por outro lado, em São Paulo e áreas localizadas no centro-sul do Rio de Janeiro, os acumulados poderão ficar na normalidade ou acima da média (tons azuis), enquanto que Minas Gerais e Espirito Santo poderão registrar precipitação abaixo da média (tom amarelo).

Na Região Centro-Oeste, a previsão aponta para precipitação dentro da normalidade e acima da média em grande parte do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Porém, em Goiás e áreas no noroeste e sudeste do Mato Grosso do Sul, os volumes de chuva podem ficar abaixo da climatologia.

Temperatura

Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da média em grande parte do país (tons em amarelo e laranja no mapa da Figura 1b), com possibilidade de ocorrência de alguns dias de calor em excesso (tons em vermelho), principalmente no norte do país, onde as temperaturas médias do ar podem ultrapassar os 28ºC.

Em áreas pontuais do Amazonas, Amapá, sudoeste do Paraná, leste de Santa Catarina e sul do Rio Grande do Sul, são previstas temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média (tons em cinza e azuis no mapa da Figura 1b), devido a ocorrência de dias consecutivos com chuva que podem amenizar a temperatura.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura