Graduanda da ESALQ participa de convênio binacional

24.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

Selecionada entre 15 alunos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), Aline Guidolim, do último ano de Ciências Biológicas, está na Universidade da Califórnia, Davis (EUA), participando de estágio voltado para estudantes de graduação.

O convênio é fruto de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundo para a Melhoria das Condições de Educação de Nível Superior (FIPSE), e do governo americano com universidades brasileiras – “Sustainable Crop Protection in Agriculture Program” – SUSPROT.

Naquela universidade, Aline cumprirá estágio de três meses no laboratório de Entomologia sob responsabilidade do professor Walter Leal. “No primeiro dia de atividades, ela e Diogo Vidal (UFPR), outro estudante brasileiro com quem Aline irá trabalhar, iniciaram seus experimentos muito entusiasmados e quando achei ser o último a deixar o laboratório, já na parte da noite, me deparei com eles ainda entretidos em suas análises”, comentou Leal, pesquisador brasileiro conhecido por suas pesquisas pioneiras e inovadoras que envolvem a comunicação de insetos.

José Maurício Simões Bento, docente do departamento de Entomologia e Acarologia (LEA) é quem coordena esse convênio na ESALQ. Ele explica que os estudantes que participarem desse acordo, terão validados todos os créditos de estudos feitos durante os meses em que permanecerem na universidade americana. Para o coordenador “este período nos EUA será extremamente valioso para o aprimoramento profissional da estudante, que irá trabalhar com pesquisas de ponta na área de feromônios. Além disso ela poderá se familiarizar com a língua inglesa, hoje um grande diferencial na carreira de qualquer estudante”, destaca Bento.

Em outubro, desta vez na Pensilvânia, outro aluno da ESALQ, Vitor Bertoni Conto, participará desse programa que tem todos os custos incluindo passagens de ida e volta, seguro-saúde e auxílio instalação financiados pela Capes.

O programa tem a duração de três anos e, no próximo ano, outros dois alunos da ESALQ serão selecionados.

Alicia Nascimento Aguiar

Esalq

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025