Governo do MT promove cursos de capacitação na área ambiental

28.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Governo do Reino da Noruega, realizará diversos cursos na área ambiental com objetivo de implementar o Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado (PPCDQ/MT) de forma integrada aos planos, programas e ações estratégicas do Governo Federal com os esforços e estratégias das esferas estadual e municipal.

 

Um dos cursos é o de Formação de Brigadistas nas Unidades de Conservação (UC), que acontece nos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade (de 21 a 25 de março), Alta Floresta (de 11 a 15 de abril), Barra do Garças (de 9 a 15 de maio) e Nobres (de 13 a 17 de junho). Com 40 horas (24h teóricas e 16h práticas), o conteúdo será ministrado pela Defesa Civil, em parceria com a Sema. O objetivo é capacitar brigadistas na prática de prevenção e combate aos incêndios florestais.

 

A Capacitação em Agroecologia será ministrada em 16 horas, por uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a Sema nos municípios de Sinop (de 24 e 25 de março); Barra do Bugres (de 14 e 15 de abril); Barra do Garças (de 12 e 13 de maio) e Cáceres (de 16 e 17 de junho), visando capacitar técnicos extensionistas e multiplicadores que atuam na área de pesquisa e extensão rural de produção agroecológica e orgânica.

 

O Seminário sobre Responsabilização Ambiental está previsto para o dia 12 de abril, período integral (8horas). Ministrado por palestrantes do Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público Federal (MPF) e Sema, o seminário tem como objetivo promover uma ampla discussão sobre a responsabilização em relação aos danos ambientais nas esferas administrativas, civil e penal. O seminário é voltado para técnicos e agentes de fiscalização da Sema, operadores do direito, promotores do MPE e MPF, Ibama, ICMBIO, PGE, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Universidades.

 

O Curso de Identificação Botânica de Espécies Florestais será realizado na Fazenda Dona Vilma, localizada no município de Peixoto de Azevedo, de 25 a 29 de abril, com 40h de duração. O objetivo é capacitar os agentes envolvidos na exploração florestal, na identificação das espécies florestais. O curso será ministrado por instrutores da área florestal, em parceria com o Cipem.

 

O curso introdutório de gestão de Unidades de Conservação (UC) será realizado no município de Poconé, de 16 a 25.05, com 80 horas de duração, tem o objetivo de capacitar técnicos da Sema, gerentes e membros do conselho gestor das UCs do Estado de Mato Grosso.

 

Para a coordenadora de Programas e Projetos Especiais, Railda Assis dos Santos, “é necessário investir no aperfeiçoamento do conhecimento e no fortalecimento das instituições responsáveis pela gestão ambiental para que possamos de forma efetiva, implementar as ações previstas no PPCDQ/MT”.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

agronorte@agronorte.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025