Governo do Estado promove reuniões técnicas na 1ª Exposição Agropecuária de Palmeirópolis

04.06.2013 | 20:59 (UTC -3)
Ascom Seagro-TO

Com o objetivo de estimular os produtores para que possam despertar para as novas oportunidades que estão surgindo no campo, o Governo do Estado, através da Seagro – Secretaria da Agricultura e Pecuária - promoverá reuniões técnicas sobre agronegócio na 1ª Exposição Agropecuária de Palmeirópolis, a 452 quilômetros de Palmas, região Sul do Estado. As reuniões acontecem nesta quarta, quinta e sexta-feira, dias 5, 6 e 7, sempre às 16h, no estande do Sindicato Rural da cidade, no Parque de Exposição.

Na quarta-feira (05), o tema da reunião será o ‘Projeto de Ação de Melhoramento Genético do Rebanho Tocantinense por IATF – Inseminação Artificial por Tempo Fixo’. Implantado em 2008, o projeto já beneficiou mais de 300 propriedades. De acordo com a médica veterinária da Seagro Arlette Mascarenhas, o Governo custeia o laboratório móvel de melhoramento genético e os técnicos que realizam as inseminações. Já os produtores ficam responsáveis pelo exame de brucelose dos animais e pela aquisição do sêmen que será utilizado.

Arlette ressalta que para participar, o produtor deve apresentar comprovantes de vacinação do rebanho e de exames, além de mencionar o peso, a idade das matrizes e confirmar sobre a questão sanitária e nutricional do rebanho. “Todas as informações devem ser repassadas ao escritório do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins no seu município ou na sede da Seagro, em Palmas”, orienta a veterinária.

Na quinta-feira (06), o tema da reunião será a evolução do cultivo de grãos no Estado nos últimos 10 anos, tendo como moderador o engenheiro agrônomo e assessor executivo de Desenvolvimento Vegetal da Seagro, José Américo Vasconcelos. “O setor está em franco desenvolvimento, o último levantamento prevê um volume de 2.728,99 milhões toneladas de grãos. A soja, principal carro chefe na agricultura do Estado e responsável pelo saldo positivo da balança comercial deve fechar com 1.655,96 milhão de toneladas para a safra 2012/2013”, frisa Vasconcelos, adiantando que apresentará ainda dados sobre produtividade e os principais polos produtores.

Na sexta-feira (07), será a vez das florestas plantadas. Com o objetivo de incentivar e fortalecer o cultivo da seringueira no Tocantins, sobretudo nas pequenas propriedades rurais, o engenheiro agrônomo da Seagro Rogério Cavalcante fará uma apresentação da cultura para os participantes da reunião. “Será uma apresentação técnica sobre implantação, manejo, mercado e comercialização do látex. O público alvo são os produtores e investidores interessados no cultivo da seringueira na região”, completa.

Este ano o Governo do Estado está disponibilizando mais de R$ 2 milhões de recursos, distribuídos nas 42 exposições agropecuárias realizadas pelos sindicatos rurais, entre elas a de Palmeirópolis. O objetivo do apoio é fomentar o setor rural, trazendo novas tecnologias, reciclagem de conhecimentos, incentivo a comercialização de máquinas e implementos agrícolas, gerar empregos, fortalecer a economia e divulgar o município e o Estado.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro