Comitiva da 20ª Fenasoja visita Consulado da Alemanha em Porto Alegre
O governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), solicitou que Mato Grosso não envie mais carregamento de soja para Porto Velho. O Porto Público, utilizado como modal para escoar a produção para o Amazonas, foi interditado em função da cheia do rio Madeira. A última medição feita na quarta, dia 26, registrou 18,55 metros. Esse registro supera todas as marcas históricas e agrava a situação das populações atingidas pelas cheias em Rondônia e no Acre há quase um mês.
A expectativa dos técnicos da Defesa Civil Nacional é que na próxima segunda-feira o nível das águas alcance 19,10 metros. A previsão é de mais chuva para a região. Caso isso ocorra, o trânsito na BR-364 deve ser fechado, inclusive para os comboios que, por enquanto, evitam uma crise de abastecimento no Acre. A estrada é o único meio rodoviário de ligação do Acre com as demais regiões do país.
O atual nível das águas do Madeira justificaria às autoridades rondonieneses a decretação de "estado de calamidade pública". Isso só não ocorreu ainda porque, tecnicamente, o estado de calamidade exige que se tenha morte ou epidemia relacionada ao fenômeno natural. Essa informação foi repassada na terça, dia 25, durante atividade do ministro da Integração nacional, Francisco Teixeira, em Porto Velho.
Já o gabinete civil do governo acreano avalia a possibilidade de decretar estado de emergência. Essa situação permitiria ao Acre comercializar com o Peru produtos básicos para abastecimento.
– É possível encontrar trigo, por exemplo, a menos de mil e quinhentos quilômetros de Rio Branco, no Peru, enquanto atualmente a comercialização ocorre a mais de três mil – compara o presidente da Associação Comercial do Acre, Jurilande Aragão.
Em reunião com empresários realizada esta semana, o governador Tião Viana orientou.
– Cuidem das relações com as empresas peruanas que eu seguro as pontas aqui. O que importa é garantir o abastecimento – teria dito o governador aos empresários presentes à reunião.
Foto: Agência de Notícias do Acre
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura