Gold SA TE e Ênfase da Malagueta foram os grandes campeões Santa Gertrudis na Emapa 2012

19.03.2012 | 20:59 (UTC -3)
Thell de Castro

A 47ª edição da Emapa, realizada em Avaré (SP), foi palco da primeira exposição da raça Santa Gertrudis no ano de 2012. O julgamento da raça foi realizado nos dias 08 e 09 de março, na Tatersal do Parque de Exposições Avaré.

O trio de juízes, composto por Thiago Amstalden, do Brasil, Julio Zapico, da Argentina e pelo paraguaio Egon Neufeld, consagrou vitoriosos os seguintes animais: Gold AS TE, Grande Campeão, e DJ UB, Reservado Grande Campeão, ambos de Antonio Roberto Alves Correa; Ênfase da Malagueta, Grande Campeã, e Flor de Lis da Malagueta, Reservada Grande Campeã, ambas de Wladimir Alvares de Mello.

O trio de juízes responsável pelo julgamento foi unânime quanto ao padrão e conformidade dos animais avaliados. Um dos pontos levados em consideração para a tomada de decisões foi o aspecto reprodutivo dos touros e vacas. Foi constatada uma diferença muito positiva nos animais da raça Santa Gertrudis de hoje, comparados com os animais de 10 anos atrás, principalmente em relação a frame, carcaça e umbigo.

Um dos juízes do julgamento, Egon Neulf, do Paraguai, pretende introduzir nas exposições do seu país o julgamento de fêmeas com mais de 36 meses, como é realizado no Brasil, com o objetivo de valorizar a longevidade dos animais.

No dia 09 todos participaram de jantar na Casa do Gertrudista e, no dia seguinte, seguiram para Fazenda União do Brasil, em Buri (SP). A programação foi finalizada com a realização da primeira reunião técnica da Confasage (Confederação Americana de Santa Gertrudis) e jantar na propriedade.

Mais informações sobre a raça Santa Gertrudis podem ser obtidas no site

ou pelo telefone (11) 3673-2322.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025