Pesquisador da Embrapa Trigo avança conhecimentos sobre brusone na Holanda
O secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Paulo Martins, vai mostrar as ações do Governo de Goiás na área da economia rural a mais de cem prefeitos, secretários municipais de agricultura e de meio ambiente. O evento acontece no auditório da Seagro segunda-feira (16/02), e vai das 8 às 16 horas.
Além das autoridades municipais, foram convidados ainda os representantes do parceiros tradicionais da Seagro: Banco do Brasil, Faeg, Fetaeg, cooperativas rurais, Conab, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e o Incra. Após o encerramento, vai ser divulgado um documento resumindo as avaliações do encontro.
Na pauta de avaliações, estão, além dos temas gerais, algumas questões específicas: agricultura familiar, Fundo Centro-Oeste, conselhos comunitários e lavouras comunitárias. Uma proposta a ser apresentada pela Seagro é a constituição de um fórum, composto por autoridades estaduais e municipais, visando gerar propostas de racionalização das ações governamentais nos municípios.
Também entra em debate uma estratégia de aproveitamento dos recursos federais destinados à agricultura familiar, através do Pronaf. O governo federal oferece R$ 7 milhões anualmente para a agricultura familiar. Boa parte desses recursos é devolvida por falta de projetos técnicos. O governo quer o aproveitamento total desses recursos. Um estreitamento da parceria da Seagro com as prefeituras pode viabilizar essa meta.
Importante, também, é a participação do Incra neste encontro. O Governo de Goiás quer desenvolver ações no Nordeste goiano, visando a ampliação, modernização e diversificação da economia rural da região. O problema é que ali ainda existem questões fundiárias pendentes, que embaraçam algumas ações. A regularização fundiária é tarefa do Incra.
Outro objetivo da reunião é a criação de projetos de desenvolvimento casados com órgãos federais e municipais, sobretudo com o Ministério de Desenvolvimento Agrário, que já se colocou à disposição do Governo do Estado de Goiás para novas parecerias. Agecom.
Fonte e outras informações: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (SEAGRO) - 62 3201 89 05,
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura