Gaël Hili é nomeado presidente e CEO da Adama

Ele sucede Steve Hawkins, designado presidente da Syngenta Crop Protection; mudanças ocorrem em outubro

17.07.2024 | 07:49 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Efrat Dayan

A Adama informou que seu conselho de diretores nomeou Gaël Hili como presidente e CEO. Ele iniciará suas atividades em 1º de outubro de 2024; e passará a fazer parte da equipe de liderança do Grupo Syngenta. Sua base será Tel Aviv.

Gaël Hili sucede Steve Hawkins, que foi designado como presidente da Syngenta Crop Protection e membro da equipe de liderança do Grupo Syngenta, com base em Basiléia, Suíça, também a partir de 1º de outubro de 2024. Conforme a empresa, até aquela data, Steve continuará dedicado à Adama.

"Estou satisfeito em receber Gaël Hili como o novo CEO da Adama e membro da equipe de liderança do Grupo Syngenta. Gaël traz vasta experiência e um histórico comprovado de impulsionar crescimento lucrativo e liderar mudanças organizacionais bem-sucedidas. Ele é o candidato ideal para acelerar a implementação do plano de transformação da Adama, lançado com sucesso por Steve e pela equipe de liderança global da Adama no início deste ano, para abordar a saúde financeira de curto prazo da empresa e capturar o segmento de clientes de inovação de valor em crescimento rápido nos principais mercados”, disse Jeff Rowe, presidente e CEO do Grupo Syngenta.

"É uma honra assumir o papel de presidente e CEO em um momento tão crucial para a Adama. O plano de transformação já demonstrou uma melhoria promissora no fluxo de caixa da empresa, mostrando nosso compromisso com a saúde financeira e excelência operacional. Meu foco será acelerar esse ímpeto, garantindo que alcancemos nossas metas de lucro e caixa nos próximos três anos. Com base na sólida fundação estabelecida por Steve e pela equipe de liderança, estou dedicado a impulsionar o sucesso e valor de longo prazo para todos os nossos 'stakeholders'”, disse Gaël Hili.

Gaël Hili tem dedicado grande parte de sua carreira à indústria agrícola. Iniciou em funções operacionais e comerciais na Dow AgroSciences na Europa e, posteriormente, na Dow Chemical Company, onde atuou como diretor global de marketing. Em 2017, ele se juntou à Syngenta como chefe na Europa Oriental. Desde dezembro de 2023, ele atua como chefe da Europa Syngenta. Hili possui um mestrado em engenharia mecânica pela Université de Technologie de Compiègne, na França.

Sobre o plano de transformação Adama

Conforme anunciado no relatório de resultados financeiros da empresa para o ano de 2023, a Adama iniciou plano no primeiro trimestre de 2024 para melhorar a qualidade do negócio para recuperar a empresa. O plano de transformação visa atingir gradualmente metas de lucro e caixa ao longo de um período de 3 anos (2024-26). Os principais aspectos do plano incluem:

(a) Modelo operacional

Mudanças na equipe de liderança sênior

• Modelo operacional para criar foco e alinhamento, o que inclui mudanças organizacionais em pesquisa e desenvolvimento, marketing, área comercial e operações.

(b) Foco geográfico e no cliente: atuação em segmentos estratégicos de culturas dentro do segmento de clientes inovação de valor, com formulações diferenciadas de alto valor.

(c) Foco do portfólio

• Aumento de produtos com margens elevadas: continuar a melhorar o mix de vendas, elevando a proporção de produtos com margens elevadas, apoiando a qualidade do negócio e a margem bruta, tal como alcançado em 2023 e no primeiro trimestre de 2024.

• Transição de produto: eliminar gradualmente determinados produtos para agilizar as ofertas.

• Linha de produtos: manter investimento em produtos diferenciados e que ofereçam valor agregado aos clientes.

(d) Otimização da rede de produção: reavaliação do modelo operacional, incluindo o equilíbrio entre compras e manufatura, bem como otimizar a cadeia de abastecimento, para alinhamento com a realidade do mercado.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

Syngenta Elastal Central