Fundesis fecha parceria com o Sebrae para capacitação de gestores de entidades sociais

03.09.2012 | 20:59 (UTC -3)
Catarina Guedes

O Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis) avançou uma nova etapa em 2012. O Fundo, que foi criado em 2006, como uma parceria da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) com o Banco do Nordeste, e, até o momento, já investiu aproximadamente R$ 2,2 milhões em recursos não reembolsáveis, em instituições sociais de diversos municípios do Oeste da Bahia, contará, a partir de agora, com um novo parceiro: o Sebrae. A instituição assinará em breve um Termo de Cooperação Técnica com a Aiba, pelo qual vai aplicar sua expertise no fomento ao empreendedorismo para ajudar as entidades sociais contempladas pelo Fundesis a gerir com eficiência os recursos captados, através da capacitação profissional, qualificando-as, também, para a elaboração dos projetos.

Embora a assinatura oficial do termo esteja prevista para 17 de outubro, o documento já está valendo, e as primeiras turmas acontecem já a partir deste mês. Com base nas informações e demandas levantadas pela Aiba, o Sebrae vai elaborar o conteúdo programático e os materiais didáticos para os cursos e treinamentos, que serão ministrados gratuitamente. As aulas ocorrerão na sede da Aiba, em Barreiras.

?O Fundesis é uma iniciativa extraordinária que denota o alto nível do empresariado do setor agrícola no Oeste da Bahia. Estamos muito satisfeitos em participar?, disse o diretor técnico do Sebrae na Bahia, Lauro Ramos.

O Fundesis não é compulsório. Ao optar por contribuir para o Fundo, o produtor rural, no momento de formalizar uma operação de custeio junto ao Banco do Nordeste, faz uma doação espontânea de 0,40% do valor contratado. Para a aplicação dos recursos, são publicados editais. Este ano, foram destinados R$700 mil, que já estão sendo investidos pelas entidades contempladas.

As entidades aspirantes ao benefício têm de apresentar um projeto tecnicamente viável, e atender aos critérios de documentação e idoneidade definidos no edital. Todo o processo desde a seleção das entidades a serem contempladas, até a verificação da aplicação dos recursos, passa pelo crivo de um Conselho, formado por integrantes da Aiba e do Banco do Nordeste.

De acordo com o vice-presidente da Aiba, Sérgio Pitt, o Fundesis é uma iniciativa consolidada, que vem sendo aprimorada desde a criação. ?As demandas são maiores do que o que temos feito. Por isso, já pensamos em ampliá-lo criando uma vertente chamada Fundesis Alimentos, um mecanismo seguro, eficiente e sustentável de promoção social?, disse.

Pitt explica que o Fundesis Alimentos consiste em uma parceria da Aiba com as indústrias beneficiadoras de soja, milho e caroço de algodão da região Oeste, e não envolverá valores em reais, e, sim, produtos.

?Tudo principia com um convênio com as indústrias. A Aiba enviará às indústrias as matérias-primas arrecadadas através de um trabalho de articulação com os produtores associados, e as indústrias devolvem o equivalente em produtos alimentícios que serão repassados às entidades sociais, através do processo de lançamento de edital para concorrência pública, seleção e contratação das entidades selecionadas?, explica. Para entrar em vigor, a Aiba trabalha no momento junto a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz), na criação do marco legal do programa, de forma que todas as operações de trânsito, entrada de matéria-prima na indústria e saída de produto final, estejam amparadas pela lei.

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