AIPC alerta produtores quanto importância de se controlar a monilíase do cacau
Doença foi detectada pela primeira vez no Brasil no Acre e é mais agressiva que a vassoura de bruxa
Na próxima terça-feira, 10 de agosto, a partir das 18h, o Fundecitrus promoverá um evento online sobre a podridão floral, trazendo informações sobre aspectos da florada dos citros, que já se iniciou neste ano, e sobre o manejo da doença no cinturão citrícola.
O evento contará com a participação do gerente-geral do Fundecitrus, Juliano Ayres, do pesquisador do Fundecitrus Geraldo Silva Jr., do pesquisador convidado da Universidade do Algarve (Portugal) Amílcar Duarte e do engenheiro agrônomo do Fundecitrus Guilherme Rodriguez.
A transmissão será pelo canal do Fundecitrus no Youtube: www.youtube.com/Fundecitrus. Inscreva-se e ative as notificações para ser avisado quando a live começar.
A podridão floral, também conhecida como “estrelinha”, é uma das mais importantes doenças fúngicas que afeta as flores dos citros.
A infecção das flores pelo fungo Colletotrichum ocorre principalmente quando os botões florais estão nas fases de exposição do tecido branco das pétalas. As chuvas, associadas com longos períodos de molhamento, favorecem a doença.
No sudoeste paulista, que é a região mais crítica para a doença, esse período de florescimento tem ocorrido entre agosto e setembro, e a duração pode ser influenciada tanto pela temperatura quanto pela variedade.
Para o controle da podridão, a recomendação é a adoção de medidas que contribuam para antecipar, uniformizar ou reduzir o período de florescimento, proteger os pomares com flores antes das chuvas e a realização de pulverizações com fungicidas.
Para que o produtor fique atento aos momentos mais propícios à doença, o Fundecitrus, em parceria com a Esalq/USP e a Universidade da Flórida, desenvolveu o Sistema de previsão da podridão floral, que auxilia o citricultor no planejamento das ações de manejo, de forma a otimizar o controle da podridão floral ao enviar alertas durante o período de ocorrência da doença. Os detalhes a respeito do uso dessa importante ferramenta e seus alertas de risco, que têm ajudado os citricultores a reduzir os custos de controle da estrelinha em até 75%, serão abordados durante o evento.
Serviço: Florada dos citros e manejo da podridão floral
Quando: 10/08 (terça-feira), 18h
Onde: Acesse e participe pelo www.youtube.com/fundecitrus
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura