Fundecitrus lança guia para auxiliar os testes de produtos nos pomares

O material ajuda na avaliação de produtos para redução de danos causados pelo greening

29.04.2024 | 09:53 (UTC -3)
Daniele Merola
Foto: divulgação
Foto: divulgação

O Fundecitrus acaba de lançar o “Guia para o Citricultor: avaliação de produtos para redução de danos causados pelo greening”. O material de apoio reúne sugestões para uma apurada avaliação no pomar, permitindo que o próprio citricultor e os técnicos do setor analisem a eficácia de produtos químicos e tratamentos disponíveis no mercado para a diminuição dos danos provocados pelo greening, contribuindo para o controle adequado e eficiente nas plantas com a doença.

O greening é considerado a mais destrutiva doença da citricultura mundial e não tem cura. Com o crescimento da doença em algumas regiões do cinturão citrícola, surgem, diariamente, novos produtos e tratamentos que prometem reduzir a severidade dos sintomas e manter ou aumentar a produção das plantas doentes.

Com isso, o citricultor que possui alta incidência de greening em seu pomar fica confuso sobre qual produto utilizar e como ter resultados confiáveis e não desperdiçar seus recursos em tratamentos que não resolvem o problema. Esse material responde essas e outras perguntas, oferecendo subsídios para que o citricultor realize a avaliação de produtos e faça o manejo correto da doença.

De acordo com o pesquisador do Fundecitrus, Renato Bassanezi, um dos autores do guia, o material reúne sugestões importantes e, seguindo as recomendações, o citricultor poderá tomar suas próprias decisões embasadas em dados concretos sobre a real eficácia do produto ou tratamento testado na redução dos danos causados pelo greening. “Essas ações poderão evitar prejuízos adicionais com o uso de tratamentos sem efeito sobre a doença. 

Além disso, os resultados poderão contribuir para o direcionamento das pesquisas do Fundecitrus e o desenvolvimento de experimentos mais detalhados sobre os tratamentos que apresentem resultados promissores”, afirma.

O Fundecitrus tem trabalhado intensivamente na avaliação da eficácia de produtos e tratamentos para a redução dos danos causados pelo greening. No entanto, a complexidade da doença dificulta a geração de resultados consistentes no curto prazo, pois a avaliação correta e com base científica demanda mais de uma safra e/ou área experimental.

Também participaram da elaboração do guia os pesquisadores do Fundecitrus Franklin Behlau e Geraldo José da Silva Junior e o pós-doutorando na instituição Eduardo Gorayeb.

O guia é direcionado para citricultores, pesquisadores e profissionais que atuam na citricultura e está disponível gratuitamente no link abaixo:

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro