Fundação Parque Tecnológico da PB assina Convênio com a Embrapa

28.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

A Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), em Campina Grande/PB, assinou, recentemente, com a Embrapa, o Convênio Geral de Parceria em Incubação de Empresas de Base Tecnológica Agropecuária.

O intuito específico é de viabilizar a implementação do processo de incubação de empresas na forma do Programa de Incubação de Agronegócios da Embrapa , o Proeta.

Convênio PaqTcPB

Agora, o documento segue para assinatura do Diretor Presidente da Embrapa, Pedro Arraes, oficializando assim as ações entre as instituições. Um dos objetivos deste documento é o estabelecimento de condições básicas de atuação conjunta da Embrapa e a Incubadora do PaqTcPB, no intuito específico de viabilizar a implementação do processo de incubação de empresas na forma do Programa de Incubação de Agronegócios da Embrapa , o Proeta.

Para a assinatura deste convênio, estiveram presentes, pela Embrapa, Genésio Vasconcelos (Coordenador Regional do Proeta), Dênis Rocha e André Greenhalgh (Assessoria de Inovação Tecnológica – AIT), Nair Arriel (Chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa Algodão). Eles foram recebidos por Francilene Procópio (Diretora Geral) e Elizabete Araújo (Gerente) ambas do PaqTcPB. A partir desta oficialização, o estado da Paraíba passa a contar, efetivamente com uma incubadora parceira para atender empreendedores que queiram iniciar novas empresas à partir de tecnologias desenvolvidas ou adaptadas, disponíveis para incubação, de uma das 41 Unidades da Embrapa de todo o Brasil. Vale ressaltar que o Proeta já possui 26 Incubadoras efetivamente conveniadas e outras em negociação. A intenção é que se tenha um bom alcance geográfico com estes convênios, oferecendo melhores possibilidades de acesso ao programa pelos empreendedores das mais diversas regiões. As próximas ações serão a elaboração e lançamento de um Edital em conjunto para seleção desses empreendedores, a exemplo do que já existe com outras incubadoras.

De acordo com as instituições, parcerias como essa são muito importantes para a região, tendo em vista a vocação desta para o agronegócio, associando-se a toda a tradição e experiência de uma instituição reconhecida nacionalmente por suas ações, como é o PaqTcPB. De acordo com Genésio Vasconcelos, "esperamos que este seja apenas o início de uma série de atividades na região, que findarão no surgimento de novas empresas de base tecnológica agropecuária, com tecnologias da Embrapa, proporcionando a geração de emprego, renda e desenvolvimento regional".

Além disso, houve uma visita à Embrapa Algodão, onde foram ministradas palestras para os funcionários, abordando os temas "O processo de Inovação na Embrapa", por André Greenhalgh (Brasília-DF) e "O Proeta: resultados e desafios", por Genésio Vasconcelos (Fortaleza-CE). Após as palestras, deu-se início a um debate visando o esclarecimento de conceitos importantes, visando fomentar as discussões sobre inovação e empreendedorismo dentro da Embrapa e como esses conceitos podem ser aplicados no nosso cotidiano. Esse debate foi mediado por Virgínia Barbosa (Campina Grande-PB) e Dênis Rocha (Brasília-DF).

Para mais informações, acesse:

- PaqTcPB:

- Incubadora do PaqTcPB:

- Proeta:

Dalmo Oliveira da Silva

Embrapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025