Fundação MT desenvolve projeto nacional de apoio a novos agrônomos

09.02.2011 | 21:59 (UTC -3)

O último semestre de faculdade é sempre um desafio. Trabalhos, pesquisas, projetos de conclusão de curso e ainda a preocupação com o futuro profissional. “E agora?” é a pergunta que inquieta a mente de muitos adolescentes pelo Brasil. Por isso a Fundação MT, em parceria com a empresa Tropical Melhoramento Genético (TMG), promove a “Captação de Novos Talentos a Fundação MT”. O projeto, que tem objetivo de encurtar a distância entre o mercado de trabalho e a universidade, percorre as instituições de ensino superior de todo o Brasil a fim de descobrir os talentos de estudantes interessados em pesquisa em algodão e soja no cerrado brasileiro.

 

Os estudantes de agronomia de final de curso têm a oportunidade de realizar estágio curricular e, após a graduação, atuarem como trainee por um ano em fazendas e empresas agrícolas, mesmo sem experiência profissional. “Este projeto beneficia além do aluno, que tem a oportunidade de já se inserir no mercado de trabalho desde recém-formado, os produtores e também a área de pesquisa”, salienta o Engenheiro Agrônomo e Gestor de RH da Fundação MT, Romão Viana.

 

As principais linhas de pesquisa desenvolvidas pela Fundação MT contemplam desde melhoramento genético, solos, fertilidade, sistema de cultivos, pragas e doenças até gestão e gerenciamento de processos. A mão-de-obra especializada, mas também multidisciplinar, é uma demanda que aumenta cada vez mais no agronegócio, “por isso é preciso realizar este elo entre as universidades e o mercado de trabalho, de olho em talentos que muitas vezes não foram descobertos”, diz Viana.

 

A busca por estes estudantes se dá a partir de eventos com professores, com pesquisadores, com o auxílio de indicação de professores parceiros da empresa TMG, e com visitas a universidades de todo o Brasil. Neste contexto, em janeiro, o engenheiro agrônomo Viana e sua equipe estiveram em Pelotas/RS, em visita à Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para apresentar o projeto e iniciar a parceria. “Os ganhos são intangíveis para todos os envolvidos, por isso queremos estreitar ainda mais os vínculos com as universidades”, diz o agrônomo.

 

Neste ano, o projeto apresenta uma novidade. Além de realizar o estágio e treinamento no local, é realizado um encontro bimestral com os trainnes, no centro de treinamento da Fundação MT, para um acompanhamento e capacitação, no total de seis módulos. “Muitas vezes a empresa já está com o quadro de funcionário fechado ao término do processo, mas este novo profissional já consegue se apresentar com um diferencial bem maior perante o mercado”, explica.

 

Mais informações sobre este projeto podem ser obtidas pelo telefone (66) 3439-4100 ou no site www.fundacaomt.com.br.

 

Carolina Silveira

Grupo Cultivar

carolina.silveira@grupocultivar.com

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro