CNC divulga balanço semanal
Nesta semana os pesquisadores e técnicos da Fundação Chapadão em visitas a lavouras de soja e milho verificaram crescimento nas infestações de pragas nas lavouras da região dos Chapadões. Segundo o pesquisador Germison Vital Tomquelski, neste inicio tem ocorrido à lagarta-da-soja e a lagarta-da-maçã, além da presença de outra praga nova a
lagarta-da-espiga do milho.
Segundo o pesquisador, a lagarta-da-soja é entre as pragas observadas de mais fácil controle. Já a lagarta-da-maçã requer cuidados principalmente em se trabalhar com os primeiros instares (1º a 3º), porque deixar para controlar com a lagarta mais desenvolvida é mais difícil. Já a lagarta-da-espiga do milho apresenta um controle mais difícil que a lagarta-da-maçã, necessitando a rotação de grupos químicos dos produtos para alcançar bom controle desta praga.
Quanto ao controle das ervas daninhas o pesquisador disse que esta semana notou-se que alguns produtores já iniciaram as aplicações de herbicidas, sendo necessários os que não fizeram dar inicio, pois a mato-competição pode levar tranquilamente mais de 3 sacos por hectare, sendo muitas vezes esta perca não percebida agora e somente no final, na colheita uma média aquém do esperado.
Segundo levantamento do técnico da Fundação Chapadão Denízio Cardoso, alguns produtores da região de Chapadão do Sul, Costa Rica, Cassilândia/MS, Chapadão do Céu, Aporé e Mineiros-GO estão terminando a semeadura de soja desta safra. Apenas a região de Paraíso das Águas e Camapuã, estão com plantio em andamento. Para Denízio, as chuvas irregulares estão deixando as lavouras desuniformes, mesmo assim lembra aos produtores que fiquem atentos ao bom estande da cultura, para alcançar boas produtividades.
Os pesquisadores e técnicos da Fundação Chapadão estão sempre à disposição para solucionar qualquer dúvida referente ao manejo de pragas e de plantas daninhas, pelo telefone (67) 3562-2032 ou site
.
Divulgação
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura