Sementes certificadas são tema de campanha do SindiTabaco
Série de materiais visam a conscientização dos produtores sobre as diferenças entre sementes disponíveis no mercado
Entre os dias 14 e 18 de setembro de 2025, a cidade de Gramado (RS) será palco da maior Evento latino-americano sobre controle biológico e um dos maiores do mundo. Promovido pela Sociedade Entomológica do Brasil (SEB) e organizado pelo Centro de Pesquisa Agropecuária de Clima Temperado (Embrapa Clima Temperado) e pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o 18º Simpósio de Controle Biológico – Siconbiol acontecerá na ExpoGramado e espera reunir mais de 1.000 participantes, entre pesquisadores, professores, profissionais do agronegócio, consultores, técnicos, produtores e estudantes de graduação e pós-graduação.
Com o tema "O Futuro do Controle Biológico é Feito de Ciência e Inovação", a edição deste ano abordará os avanços mais recentes no setor, incluindo o uso de bactérias, fungos, vírus, nematoides, parasitoides, predadores e outras ferramentas no combate a pragas e doenças agrícolas.
A programação contará com espaços temáticos voltados a diferentes públicos da pesquisa, do desenvolvimento tecnológico e da cadeia produtiva, como a Arena de Inovação, o Espaço do Técnico, Avanços Tecnológicos e Fronteiras do Conhecimento em Controle Biológico.
Para o pesquisador da Embrapa e presidente do Siconbiol 2025, Dori Edson Nava, o evento será uma oportunidade de apresentar à sociedade os avanços científicos na área dos biológicos obtidos pela academia e os tecnológicos desenvolvidos pelas empresas, que estão ocupando um importante espaço no manejo fitossanitário das culturas agrícolas e também da saúde animal e humana. “O evento volta ao Rio Grande do Sul após um período desafiador com os eventos climáticos extremos ocorridos no sul do Brasil nos últimos três anos com períodos de seca e inundações. Neste sentido, o Siconbiol 2025 será uma oportunidade para o público gaúcho e brasileiro discutirem maneiras de buscar alternativas para o uso de biológicos em tempos de mudanças climáticas”, afirma.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura