Fórum discute desafios, avanço e perspectivas em 60 anos de Extensão Rural

24.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

A Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) realiza no próximo dia 28 de novembro, o Fórum Asbraer: 60 anos da Extensão Rural no Brasil. O evento é uma realização da Asbraer Sudeste, Emater-RJ e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O evento acontece no auditório da Superintendência Estadual do Banco do Brasil e tem como objetivo discutir os desafios, avanços e perspectivas da extensão rural no país. O Fórum contará com três palestras: o presidente da Emater-RJ, Justino Antonio da Silva abordará a estrutura, atuação e resultados da Emater-RJ. O coordenador nacional de Relações Institucionais do MDA, Hur Ben Corrêa da Silva, mostrará as políticas para a extensão rural e agricultura familiar. Já o presidente da Asbraer e da Emater-MG, José Silva Soares, aborda o tema, Extensão Rural no Brasil: desafios e perspectivas. Após as palestras será realizado um debate entre os três palestrantes, representantes do MDA e representantes das Emateres.

Segundo o presidente da Asbraer, José Silva, o fórum pretende mostrar os avanços da Extensão Rural no país. Hoje, em todo o país, são 16,6 mil extensionistas rurais atuando em entidades estaduais de assistência técnica e extensão rural, em 4.596 municípios, estes extensionistas atendem mais de 2,5 milões de famílias em todo o país.

Ainda segundo José Silva, o fórum vai discutir o maior gargalo da extensão rural que é a sustentabilidade financeira. "Não podemos mais depender dos tempos políticos, precisamos criar mecanismos para garantir recursos de forma continuada e sair da dependência dos convênios burocráticos. A extensão rural já comprovou que é capaz de gerar resultados", diz o presidente.

Para resolver os problemas financeiros a Asbraer defende a criação de uma lei geral de ATER e de um Fundo Nacional e outro estadual para a extensão Rural. "A idéia é que cada estado tenha seu próprio fundo, e que no fundo nacional, o governo federal participe com pelo menos 35% do orçamento de ATER no país que é hoje de 1,7 bilhão/ano." ressalta José Silva. Atualmente o Estado participa com 80% do orçamento, o Governo federal com 10% e o restante é adquirido através de outras fontes.

Maisa Alves

Assessoria de Comunicação

(31) 3349 8093

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro