Fórum de Multiplicadores 2022 reúne parceiros e profissionais da Corteva

Evento reuniu 90 multiplicadores de sementes das principais regiões produtoras do Brasil para debater desafios e perspectivas do mercado de sementes

21.06.2022 | 18:28 (UTC -3)
Evento reuniu 90 multiplicadores de sementes das principais regiões produtoras do Brasil para debater desafios e perspectivas do mercado de sementes
Evento reuniu 90 multiplicadores de sementes das principais regiões produtoras do Brasil para debater desafios e perspectivas do mercado de sementes

A Corteva Agriscience promoveu o Fórum de Multiplicadores 2022 nesta terça-feira, 21 de junho, em Campinas. O encontro reuniu multiplicadores e especialistas para discutir os desafios, perspectivas, oportunidades e o futuro do mercado de sementes no Brasil, com destaque para as áreas de tratamento de sementes e biotecnologia.

“Estamos muito felizes com a realização de mais uma edição do Fórum de Multiplicadores. Promover a união da cadeia, a troca de experiências e o debate sobre os principais temas do setor é fundamental para a evolução do mercado de sementes no país”, afirma Christian Pflug, diretor de Enlist e Tratamento de Sementes da Corteva Agriscience.

O encontro discutiu assuntos como cenário de produção de sementes das regiões Sul e do Cerrado, utilização de produtos biológicos e futuro do mercado de sementes considerando a consolidação da indústria e distribuição. Além disso, mostrou um panorama sobre a área de Tratamento de Sementes da Corteva e ressaltou os benefícios e resultados do Sistema Enlist®, que une genética de alta performance ao melhor manejo de plantas daninhas e lagartas.

Novidades no Tratamento de Sementes e resultados do sistema Enlist foram destaque no evento
Novidades no Tratamento de Sementes e resultados do sistema Enlist foram destaque no evento

TRATAMENTO DE SEMENTES

Uma das novidades para tratamento de sementes foi o lançamento de um pacote de soluções baseado na combinação de produtos, serviços, programas e pessoas, onde está inserido o Centro de Tecnologia para Tratamento de Sementes (CSAT). O programa traz diversas vantagens e incentivos para distribuidores e multiplicadores.

Além disso, a Corteva anunciou para os próximos dois anos a ampliação do portfólio de produtos TS, que atualmente conta com o Inseticida Dermacor, para milho, algodão e soja, e o fungicida Rancona T, para a cultura de soja, lançados em 2014 e 2018 respectivamente. Para 2023, será lançado o nematicida biológico Lumialza, com seis meses de shelf life e compatibilidade com os demais produtos químicos utilizados no TS. Ele terá registro para as três principais espécies de nematoides: meloidogyne, pratylencus e heterodera. Para 2024, está previsto o lançamento do fungicida LumiTreo, com três princípio ativos, sendo dois novos. “Isso garantirá o controle de oito doenças, abrangendo doenças de solo, sementes e foliares iniciais, com destaque para Phytophthora e Sclerotinia”, explica o gerente de marketing de tratamento de sementes, Dante Queiroz. Os dois lançamentos serão exclusivos para tratamento industrial de sementes.

ENLIST

O sistema Enlist ganhou destaque com a apresentação dos resultados alcançados em lavouras que utilizaram a tecnologia na safra 2021/22. Mais de dois mil produtores, em 550 áreas, num total de 5.530 hectares, aplicaram o que a Corteva chama de experiência completa, que é a combinação das tecnologias Enlist E3, Conkesta E3 e Enlist Colex-D. Os resultados mostraram acréscimo médio de 11 sacas/hectare em lavouras do Mato Grosso; 12,6 sacas em Goiás e Distrito Federal, onde lavouras alcançaram até 103,7 sacas/hectare; e 15,1 sacas/h em Minas Gerais, com áreas alcançando 108,7 sacas/h.

O evento apresentou ainda um painel econômico e político de 2022, com a participação do economista Ricardo Amorim, e buscou reforçar a importância dos multiplicadores para o agronegócio brasileiro e reconhecer os principais parceiros. “O multiplicador possui um papel fundamental em produzir, beneficiar e manter a qualidade das sementes. Ele faz o elo entre a pesquisa e a disponibilização de novas tecnologias na prática e é responsável em transformar uma pequena quantidade de sementes em um volume que possa atender a demanda do mercado”, completa Christian.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024