Fortalecimento da agricultura familiar é defendido em abertura do Rural Show em Nova Petrópolis/RS

02.07.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, participou da abertura da 6ª edição do Rural Show, realizada na tarde da última sexta-feira (29), em Nova Petrópolis/RS, feira voltada para a agricultura familiar. Mais de 300 pessoas prestigiaram a solenidade, que teve a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, representando o governador, do presidente da Emater/RS, Lino De David, do presidente da Cooperativa Piá, Gilberto Kny, do presidente da Sicredi Pioniera, Márcio Port, e do prefeito Luiz Irineu Schenkel, entre outras autoridades regionais e estaduais. Também prestigiaram a abertura da Rural Show os presidentes da Fetag, Elton Weber, e da Ocergs/Secoop, Virgílio Périus.

Para o ministro Pepe Vargas, natural de Nova Petrópolis, apesar das dificuldades enfrentadas pela agropecuária, nos últimos anos o Brasil tem apresentado crescimento econômico e social, “melhorando a renda no meio rural, mais do que no urbano, fruto de um conjunto de políticas públicas de valorização do setor primário”. Ele destacou que a agricultura familiar é responsável pela produção de mais de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros, gerados pela ocupação de 74% da mão-de-obra no campo. Hoje a agricultura familiar representa 84% dos estabelecimentos rurais e ocupa 24% da área cultivada no país. “Se analisar todas as cadeias produtivas, vemos a importância da agricultura familiar também nas exportações”, afirmou o ministro.

“Feiras como o Rural Show são importantes para que os agricultores familiares possam conferir as inovações tecnológicas e se capacitarem para fortalecer, desenvolver, gerar mais renda e produzir mais alimentos com sustentabilidade”, salientou Pepe Vargas, ao antecipar instrumentos importantes que serão anunciados no Plano Safra 2012/2013 do MDA, no próximo dia 4, em Brasília, que possibilitarão que mais agricultores acessem créditos do Pronaf. “Todas as linhas de crédito terão juros abaixo da inflação”, disse. Segundo o ministro, vários instrumentos, como os Pronaf Jovem e Agroindústria, “ serão turbinados, pois queremos uma agricultura familiar forte, consolidada, para que possamos criar uma grande classe média rural, que produza alimentos para nossa soberania e segurança alimentar, melhorando a renda e a qualidade de vida de todos os agricultores”, finalizou.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025