Força da agricultura familiar é reconhecida na abertura da feira

06.03.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: AS Rodrigues Comunicação

O fortalecimento da agricultura familiar está evidente na 13ª edição da Expodireto Cotrijal, que iniciou nesta segunda-feira (05) em Não-Me-Toque e vai até sexta-feira (9). Considerada uma feira do agronegócio, em 2008 a Expodireto disponibilizou um espaço para a divulgação e a comercialização de produtos das agroindústrias familiares do RS. De lá para cá, o número de expositores tem aumentado e existe uma lista de agroindústrias dispostas a participar da Feira. Pela necessidade e importância consolidar ainda mais essa participação, é que o presidente da Cotrijal, Nei Mânica, durante a abertura oficial da Expodireto, sugeriu ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, a ampliação do Pavilhão da Agricultura Familiar. Em seu discurso, o ministro declarou atender à solicitação para o próximo ano.

“A parceria está fortalecida”, anunciou Mânica, durante a inauguração do Pavilhão da Agricultura Familiar. Neste ano são 146 estandes, divididos entre agroindústrias familiares, artesanato e flores e folhagens, que representam o potencial da agricultura familiar de todas as regiões do Estado.

Oportunidades

O secretário da SDR, Ivar Pavan, fez elogios ao trabalho que a Emater/RS-Ascar desenvolve no Estado junto aos agricultores familiares. “Graças ao trabalho da Extensão Rural é possível realizar feiras iguais a que esta”, disse, ao elogiar a oportunidade para o agricultor apresentar seus produtos”. A SDR iniciou nesta edição a parceria com a Emater/RS-Ascar e a Cotrijal na organização do Pavilhão.

Para o presidente da Emater/RS, Lino De David, a soma de setores, como agricultura, políticas públicas, organizadores e patrocinadores, favorece o desenvolvimento do Estado. “Somando esforços é possível agregar valor a toda a cadeia produtiva”, diz.

A agricultora Salete Arruda, representando os expositores do Pavilhão, parabenizou as feiras e sua organização, “que oportuniza a divulgação e comercialização dos nossos produtos”, analisa. O diretor do BRDE, Hermeto Hoffmann, lembrou: “quando idealizamos o pavilhão da agricultura familiar na Expointer, foi justamente para criar espaços iguais a esses, onde a agricultura familiar possa mostrar seus produtos”.

Além de garantir a parceria com a SDR e a Emater/RS-Ascar para as próximas Expodiretos, o diretor presidente da BSBIOS, Erasmo Battistella, um dos patrocinadores do Pavilhão, defendeu que o compromisso da empresa para com o agricultor familiar “é uma obrigação”, diz, ao citar a parceria na produção da matéria-prima. O deputado estadual Heitor Schuch salientou a qualidade dos produtos da agricultura familiar e a oportunidade proporcionada por feiras como a Expodireto em divulgar e comercializar seus produtos.

Na opinião do representante da Fetag, Carlos Joel da Silva, as feiras possibilitam a divulgação dos produtos da agricultura familiar, agregando renda aos agricultores e, assim, motivando os nossos jovens a permanecerem no campo.

A abertura foi prestigiada por diversas autoridades, como o superintendente do Ministério da Agricultura, Francisco Signor; os secretários estaduais do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, e de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik; o presidente da Emater/RS e superintendente Geral da Ascar, Lino De David; o diretor Administrativo da Emater/RS, Valdir Zonin; o diretor do BRDE, José Hermeto Hoffmann; o deputado estadual Heitor Schuch, representando a Assembleia Legislativa do RS; e o prefeito de Não-Me-Toque, Antônio Vicente Piva, entre outros representantes de entidades parceiras.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025