FMC anuncia biofungicida Ataplan para controle de doenças de solo

Produto tem a função de proteger culturas contra o ataque dos principais fungos de solo, como “Fusarium” sp., “Rhizoctonia” sp., “Phytium” sp. e “Colletotrichum” sp.

17.10.2023 | 10:36 (UTC -3)
Ingrid Ribeiro, edição Cultivar

Com o objetivo de fortalecer o portfólio de soluções biológicas e oferecer alternativas para os principais problema do agricultor, a FMC lança o biofungicida Ataplan (Bacillus velezensis cepa RTI301 e Bacillus subtilis cepa RTI477). O produto tem a função de proteger culturas contra o ataque dos principais fungos de solo, como Fusarium sp., Rhizoctonia sp., Phytium sp. e Colletotrichum sp. Eles podem afetar a germinação das sementes e a emergência das plântulas, além de causar o tombamento, afetando o stand final de plantas e reduzir de 10 a 40% o potencial produtivo da lavoura e a qualidade dos grãos, explica a empresa em comunicado à imprensa.

“O Ataplan assegura o melhor estabelecimento da plantação, pois reduz a morte de plântulas e possibilita uma proteção mais prolongada contra os patógenos de solo”, explica Antônio Soares (na foto), gerente de biológicos da FMC.

Esses fungos, normalmente, sobrevivem em resíduos de culturas ou em plantas hospedeiras e entram nas lavouras por meio das máquinas e implementos contaminados ou pelo uso de sementes não certificadas.

O Ataplan atua por contato, "com múltiplos mecanismos de ação", e pode ser empregado nos principais cultivos que as doenças de solo provocam prejuízos. É indicado para uso no tratamento de semente e sulco e a formulação de alta tecnologia possui a bactéria na forma de endósporos, o que garante flexibilidade de uso e compatibilidade com produtos químicos.

“Essa solução complementa o manejo com fungicidas químicos utilizados no tratamento de semente, pois estes protegem as plântulas nos primeiros 5 dias após a semeadura e o Ataplan, devido ao modo de ação e capacidade de colonização da radícula e das raízes do cultivo, estende o período de controle garantindo maior período de proteção”, diz Antônio.

O gerente ainda ressalta que o produto pode ser utilizado pelo agricultor sem interferir no manejo atual devido a essa compatibilidade e a possibilidade de aplicação em qualquer condição climática, o que não acontece com outros produtos biológicos a base de fungos.

A bula do biofungicida Ataplan pode ser lida no arquivo abaixo.

Compartilhar

Mosaic Fevereiro Marco 2024