Fevereiro é época de controle da broca-da-erva-mate

Inseticida biológico desenvolvido pela Embrapa Florestas em parceria com a Novozymes é indicado para manejo da praga

10.01.2022 | 15:26 (UTC -3)
Embrapa
Inseticida biológico desenvolvido pela Embrapa Florestas em parceria com a Novozymes é indicado para manejo da praga. - Foto: Francisco Santana
Inseticida biológico desenvolvido pela Embrapa Florestas em parceria com a Novozymes é indicado para manejo da praga. - Foto: Francisco Santana

Fevereiro é mês de combater a broca-da-erva-mate (Hedypathes betulinus), também conhecida como besouro corintiano, principal praga deste cultivo. Para isso, os produtores podem contar com o Bovemax, um inseticida biológico desenvolvido pela Embrapa Florestas em parceria com a Novozymes.

O produto tem, como ingrediente ativo, esporos do fungo Beauveria bassiana, que provoca a morte dos insetos. Segundo a pesquisadora Susete Chiarello Penteado, da Embrapa Florestas, “o uso do Bovemax é uma medida efetiva no controle da praga e seu uso é fundamental para a sanidade dos ervais e, consequentemente, para equilíbrio econômico de toda a cadeia produtiva”. A pesquisadora destaca ainda que o Bovemax é o único produto com registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para uso na erva-mate.

O produto deve ser aplicado duas vezes por ano: em novembro e fevereiro, e pode ser encontrado em casas agropecuárias. “A Embrapa não realiza a comercialização deste produto, mas a empresa que o fabrica já está abastecendo as casas agropecuárias”, explica Susete.

Para saber mais sobre a broca-da-erva-mate e as formas de controle, acesse o material da Campanha informativa realizada pela Embrapa Florestas e pelo Conselho Gestor da Erva-mate do Alto Iguaçu (Cogemate), em parceria com diversas instituições, no site da Embrapa Florestas.

Susete Chiarello Penteado, da Embrapa Florestas
Susete Chiarello Penteado, da Embrapa Florestas

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024