Agronegócio Paulista: primeiro bimestre mostra recuperação
Participação no mercado chega a 17,5% no ano e 21,6% no quarto trimestre.
A Fertilizantes Heringer SA (BM&F Bovespa: FHER3), uma das pioneiras na produção, comercialização e distribuição de fertilizantes e entre as três maiores empresas de fertilizantes do Brasil, obteve um lucro líquido ajustado de R$ 68,4 milhões em 2009, contra um prejuízo de R$ 253,2 milhões nos doze meses de 2008.
A participação de mercado da Heringer atingiu 21,6% no quarto trimestre de 2009, e 17,5% no acumulado do ano, um crescimento de 3,2 e 3,3 pontos percentuais, respectivamente, em relação aos períodos correspondentes de 2008.
"Esses números refletiram o aumento de nossa base de clientes, que atingiu 45.653 clientes em 2009, um crescimento de 29,3%. No quarto trimestre de 2009, o número de clientes chegou a 26,9 mil, contra 19,8 mil no mesmo período de 2008, um crescimento de 35,8%. Isso é o resultado de uma força de vendas bem distribuída, preparada técnica e comercialmente e com foco nas vendas diretas aos clientes", explica Wilson Mardonado, diretor de Controladoria e de Relações com Investidores da Heringer.
O ano de 2009 foi de recuperação para a Fertilizantes Heringer, que teve os seus resultados afetados no fim de 2008 pela crise no sistema financeiro internacional que resultou em diminuição da demanda, recuo dos preços e aumento dos estoques. No quarto trimestre de 2009, as entregas no mercado brasileiro de fertilizantes cresceram 54,8% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a 6,5 milhões de toneladas. No ano as entregas foram de 22,5 milhões de toneladas, um crescimento de 0,2% em relação a 2008.
O volume entregue da Heringer foi de 1,4 milhão de toneladas no quarto trimestre, um crescimento de 81,1% em relação às 774 mil toneladas do mesmo período de 2008. No acumulado do ano, o crescimento foi de 23,3%, com volume entregue de 3,93 milhões de toneladas, contra 3,19 milhões nos doze meses de 2008.
"Conseguimos números importantes graças à estratégia de atender diversas culturas. Apenas no quarto trimestre de 2009, nossas entregas para o plantio de soja, cana-de-açúcar e de milho cresceram 96%, 164% e 856%, respectivamente, números que foram influenciados pela crise financeira que impactou o desempenho obtido no quarto trimestre de 2008", exemplifica Mardonado.
Produtos Especiais
A linha de Produtos Especiais da Heringer auxilia tanto a fidelização dos clientes, quanto a contribuição para as margens da empresa. Trata-se de fertilizantes, muitos deles exclusivos da Heringer, com características agronômicas superiores aos padrões de mercado.
Os números do quarto trimestre de 2009 mostram que esses produtos representaram 24% das vendas totais, contra 21% obtidos nos três últimos meses de 2008. No acumulado do ano, o salto foi ainda maior, chegando a 27% em 2009, contra 22% nos doze meses de 2008.
Em termos de volume, os produtos especiais em 2009, cresceram 47,9%, atingindo 1,04 milhão de toneladas, enquanto que no quarto trimestre de 2009 o total foi de 340 mil toneladas, 81,3% superior ao mesmo período de 2008.
Mercado de Capitais
As ações da Heringer na BM&F Bovespa (FHER3), listadas no Novo Mercado, tiveram uma valorização de 201% no ano de 2009, com R$ 2,073 milhões de volume médio diário de negócios.
Fonte: MZ Media Relations - (11)3529-3802
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura