Fertilizantes foliares contribuem para maior produtividade e qualidade das colheitas de café

No mercado, ganham destaque produtos que auxiliam na melhoria da qualidade das lavouras

22.02.2021 | 20:59 (UTC -3)
Ainah Corrêa

A cultura do café é de extrema importância para o agronegócio brasileiro, já que o Brasil é o maior produtor mundial dos grãos. Com uma história que se mistura à do próprio país, a cafeicultura evoluiu muito desde o seu início, seguindo em plena evolução e expansão nos dias atuais. Com ela, evoluíram também as técnicas de cultivo, os produtos utilizados e a qualidade do café brasileiro. Nesse sentido, um dos produtos que se destacam são os fertilizantes foliares e biofertilizantes.

Na cafeicultura, o uso de foliares e biofertilizantes visa suprir as exigências nutricionais dos cafeeiros e fornecer às plantas maior "eficiência fisiológica", termo utilizado para caracterizar as plantações em sua melhor capacidade de absorver e utilizar nutrientes para melhorar a sua qualidade e, consequentemente, produtividade. Atualmente, os produtores procuram cada vez mais por produtos que tenham essa função.

Cleber Bianchi Possebon, gerente regional da Microquimica Tradecorp, empresa que atua na produção e comercialização de biofertilizantes, fertilizantes foliares, inoculantes, adjuvantes e reguladores do crescimento vegetal, explica que ao utilizar um biofertilizante na lavoura é possível obter o máximo das plantas – desde o início do seu cultivo, até o seu desenvolvimento pleno. Isso porque esses produtos auxiliam na produção de um ambiente equilibrado em todos os aspectos. "O Vorax Biofertilizante, por exemplo, além de estimular o desenvolvimento da planta reduz os danos causados pelo estresse - em especial os hídricos. Assim, há maior crescimento dos ramos e raízes e melhora nos frutos, tornando a colheita de maior qualidade e produtividade", pontua.

Para maximizar ainda mais os resultados, o especialista ressalta que as lavouras de café registram um incremento de produção ainda maior quando há o uso conjunto do Vorax Biofertilizante e do fertilizante foliar Pumma, com nutrientes enriquecidos com parcelas orgânicas que promovem um efeito chamado de osmorerregulação, que mantém a atividade fotossintética das plantas elevada mesmo em condições moderadas de estresse, possibilitando o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo das plantas próximo às condições ideais do seu desenvolvimento.

Em conjunto, o biofertilizante e o fertilizante foliar fornecem nutrição enriquecida e estímulo para as lavouras, auxiliando de maneira significativa os cafeicultores na obtenção de colheitas melhores, mais produtivas e rentáveis.

Outras soluções 

Além do Vorax Biofertilizante e do Pumma, a empresa também conta com outros produtos para a cafeicultura.  "Fomos a primeira empresa a lançar no Brasil produtos para a cultura dentro do nosso segmento. Temos a linha Ager, por exemplo, que conta com micronutrientes líquidos a base de cloreto; o Grex Café, fertilizante foliar pioneiro no país, com relação balanceada de macro e micronutrientes, fornecendo nutrientes de forma equilibrada para a planta; também fomos pioneiros ao desenvolver produtos à base de extratos de algas para as lavouras, além de muitas outras soluções que são indicadas para os produtores de café", explica o gerente regional da Microquimica Tradecorp, Cleber Bianchi Possebon.

Outra solução para os cafeicultores é o aplicativo CheckFolha Café, próprio para auxiliar na segurança da nutrição das lavouras ao analisar as folhas e identificar as melhores ações para o bom desenvolvimento. Para isso, conta com modo de interpretação por relações nutricionais, que permite avaliação em qualquer estágio da cultura. Está disponível para download na Play Store e App Store.  

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro