Falta de chuva em Mato Grosso ameaça a safra 2025/26
Aprosoja MT solicita ao Ministério da Agricultura e à Conab a revisão das estimativas e alerta para perdas no campo
A Fendt apresentou a quinta geração do trator 800 Vario na Agritechnica 2025. Com três modelos (826, 829 e 832), a nova linha Gen5 cobre potência de 260 a 343 cv, com o conceito Fendt DynamicPerformance, que adiciona 23 cv extras sob demanda. Os tratores foram desenvolvidos para atender contratistas e grandes fazendas em todo o mundo.
O conjunto motriz combina a transmissão VarioDrive com o motor CORE80 de 8 litros e seis cilindros, aprovado para uso com HVO100. O sistema de pós-tratamento atende ao padrão de emissões Stage V. A rotação nominal é de 1.700 rpm e o modelo topo, Fendt 832, entrega torque máximo de 1.680 Nm a partir de 1.200 rpm. O sistema Fendt iD trabalha com baixa rotação e alto torque, economizando combustível em diferentes condições de operação.
A nova série estreia cabine com design totalmente reformulado. O sistema de iluminação chega a 114.700 lúmens com refletores LED UltraVision, que permitem ajustes individuais e criação de perfis personalizados. A função GroundVision ilumina o engate traseiro. As luzes ajudam em tarefas como plantio, pulverização ou colheita em horários críticos.
A operação é centralizada na estação FendtONE, com até três telas e personalização de perfis. O banco Super Comfort Titanium Leather inclui aquecimento, ventilação, apoio lombar, massageador e memória de usuário. A cabine pode receber para-brisa laminado aquecido, sistema de filtragem automática de ar e controle reverso da direção para implementos traseiros.
A capacidade de carga útil chega a 7,6 tonbeladas, graças ao peso operacional de 9,9 t e limite de até 17,5 t. Há opções de pesos frontais de até 2,2 t e sistema de lastreamento flexível. Pneus duplos e eixo flangeado ou com cubo para diferentes configurações regionais também estão disponíveis.
No campo, o VarioDrive garante tração independente nas quatro rodas, tração máxima e proteção do solo. O sistema de controle de pressão Fendt VarioGrip reduz a compactação. A nova geração é equipada com sistema hidráulico de até oito válvulas (6+2), com vazão de até 385 l/min.
Para aplicações de transporte, o 800 Vario oferece assistência de freio de reboque, direção Fendt Reaction, controle de estabilidade FSC e opções de eixos e pneus. O novo sistema Fendt HighSpeed Guidance permite uso de piloto automático a até 40 km/h.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura