Fendt anuncia apoio ao movimento Sou de Algodão

Adesão está alinhada à estratégia global de ajudar os agricultores que já adotam práticas responsáveis no campo

15.07.2025 | 15:46 (UTC -3)
Beatriz Voltani

Mais uma vez, a Fendt, fabricante alemã de máquinas e implementos agrícolas da multinacional AGCO, anuncia seu apoio ao movimento Sou de Algodão, iniciativa liderada pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que promove o consumo consciente da fibra nacional. A parceria reforça o compromisso da marca com práticas sustentáveis e com o fortalecimento da produção responsável no campo. 

O apoio da Fendt ao movimento está alinhado à estratégia global de sustentabilidade da marca e à sua atuação no Brasil, especialmente no plantio de algodão. Com tratores de alta potência e plantadeiras de precisão, a Fendt contribui para uma agricultura mais eficiente, com menor impacto ambiental e melhor aproveitamento de recursos.

“A sustentabilidade começa na base da produção. Os cotonicultores estão fazendo um trabalho incrível de rastreabilidade, e ainda de conexão do campo com o universo da moda com o objetivo maior da valorização da fibra do algodão. Temos muito orgulho de valorizar a fibra brasileira e apoiar os agricultores que já adotam práticas responsáveis com essa visão tão sistêmica atuando em diversas frentes importantes”, afirma Rafael Antonio Costa (na foto acima), diretor comercial da Fendt no Brasil.

De acordo com a Abrapa, a safra 2024/25 deve alcançar 3,96 milhões de toneladas de algodão em pluma, crescimento de 7,1% em relação ao ciclo anterior. A área plantada também deve avançar 10,2%, chegando a 2,14 milhões de hectares. O Brasil segue como um dos principais exportadores da fibra no mundo, com mais de 80% da produção nacional certificada pelas boas práticas socioambientais.

Presente em importantes polos produtores, como Bahia, Mato Grosso e Goiás, a Fendt atua diretamente nas operações de plantio — etapa fundamental para garantir qualidade e rastreabilidade na produção e oferece soluções com alta performance para o campo.

Os tratores com alta performance e menor consumo de combustível, como os da série Fendt 700 Vario Gen7, são equipados com o motor AGCO Power Core 75 de 283 cv de potência nominal e que, com o Dynamic Performance - disponível nas versões com 265 e 283 cv - atinge até 20 cv extras para demandas auxiliares, chegando a 303 cv de potência máxima. Os tratores da série Fendt 900 Vario Gen7 combinam a robustez do motor MAN de seis cilindros, ao conceito Fendt iD que entrega alto torque em baixa rotação, fornecendo uma operação suave com desempenho máximo e consumo mínimo. O trator possui o exclusivo sistema de autolimpeza do filtro de ar que, aliado ao sistema de hélice reversível para limpeza da grade frontal, resulta em menos paradas para manutenção e maior rendimento operacional. Já os tratores Fendt Vario 1000 G3 se adaptam às diferentes necessidades de potência nas mais variadas operações: preparo de solo e plantio do algodão. A alta tecnologia em agricultura de precisão é proporcionada através da plataforma FendtONE, que contempla a personalização dos controles e telas buscando eficiência e simplicidade na operação.

E as plantadeiras Fendt Momentum de 18 a 40 linhas que, por meio de tecnologias exclusivas, contribuem para a eficiência operacional e produtividade na lavoura. O equipamento realiza o plantio em áreas planas e em terrenos irregulares ou em curvas de nível, garantindo o depósito de sementes sempre na mesma profundidade. Para que isso seja possível, o Fendt Smart Frame mantém a pressão dos pentes em relação ao solo com uma angulação de 40° proporcionada pelo Wing Flex.

Para os modelos de 18 a 24 linhas, o sistema Weight Transfer, que distribui o peso central da máquina para os módulos laterais, aumenta a emergência em 7%. Além disso, o controle individual realizado pelo Delta Force nas linhas de plantio melhora a construção do sulco e realiza até cinco ajustes em um segundo. Em trabalho, quando dobrada, a plantadeira fica com 3,6m, a menor largura de transporte da categoria, sem precisar desmontar qualquer componente. “Nosso objetivo é entregar soluções que aumentem a produtividade com responsabilidade ambiental. O apoio ao Sou de Algodão fortalece esse propósito e amplia nossa conexão com produtores que estão transformando o agro brasileiro”, reforça Costa.

“Na cotonicultura, buscamos equipamentos que aliam robustez, precisão e tecnologia. No caso das plantadeiras, a uniformidade na distribuição de sementes é fundamental para garantir uma lavoura bem formada. Já os tratores precisam oferecer potência, eficiência no consumo e compatibilidade com sistemas de agricultura de precisão. Esses atributos fazem toda a diferença na produtividade e na sustentabilidade da operação no campo. Os equipamentos da Fendt conseguem atender ao setor com excelência nas lavouras de algodão.” Gustavo Piccoli, Presidente da Abrapa.

O programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), implementado pela Abrapa, trabalha em benchmark com a Better Cotton e certifica as fazendas que adotam boas práticas socioambientais, seguindo 195 critérios rigorosos. Além disso, o Sistema Abrapa de Identificação (SAI) assegura a rastreabilidade de cada fardo de algodão produzido no país, fortalecendo a transparência e a confiabilidade da produção nacional.  

O movimento Sou de Algodão une elos estratégicos da cadeia produtiva — do agricultor à indústria têxtil, passando pelo varejo e pelo consumidor final — com foco na valorização da moda sustentável e da produção nacional. O apoio da Fendt contribui para ampliar o alcance dessa causa, mostrando que inovação e sustentabilidade caminham lado a lado no agronegócio.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025