Fêmea Charolês “TARUMÃ 916” vence Prêmio Paulo Franco Borges

09.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

A fêmea “TARUMÃ 916”, apresentada na Expointer 2009 pela Cabanha Tarumã, de Camaquã, RS, propriedade de Dirceu Neto Dorneles e seu filho José Carlos Berta Dorneles, foi a grande vencedora do novo Prêmio Paulo Franco Borges - Precocidade reprodutiva.

O prêmio foi criado pela Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês) em 2008 para evidenciar a fertilidade e incentivar e comprovar a precocidade reprodutiva das fêmeas da raça Charolês.

O prêmio é uma homenagem da ABCCharolês e de todos os criadores de Charolês ao saudoso criador Paulo Franco Borges (leia-se Cabanha Labor, em Soledade, RS), ferrenho defensor da fertilidade e da precocidade reprodutiva das fêmeas da raça Charolês. A Cabanha Labor é atualmente dirigida por seu filho, Wilson Borges, atual diretor de Marketing da ABCCharolês.

A FICHA DO BICHO

A fêmea “TARUMÃ 916” nasceu em 28 de setembro de 2006. Foi exposta nesta Expointer com cria macho ao pé – o terneiro chama-se Tarumã 1019 – e com prenhes confirmada de seis meses.

“Este prêmio evidencia a precocidade sexual da raça e a capacidade de retorno a uma nova prenhes. 90 dias após ter parido o terneiro, já estava prenha do segundo produto. Isto significa a repetição do parto a cada ano. Assim, com oito anos a fêmea terá produzido sete terneiros e com 10 anos de idade terá nove terneiros”, explica o criador e médico veterinário Dr. José Carlos Dorneles, ex-presidente da ABCCharolês.

Junto com seu pai, Dirceu Dorneles, Zeca, como é conhecido entre os criadores, vibrou com a premiação. “É o reconhecimento de uma performance que também é uma das principais metas da Cabanha Tarumã: emprenhar fêmeas entre os 14 e os 16 meses de idade, comprovando a precocidade e a fertilidade da raça Charolês”, comemora.

DESTAQUE À FACILIDADE DE PARTOS

“Esta competição tem também a meta de dar visibilidade à facilidade dos partos da raça e à eficiência dos touros Charolês, que imprimem sua genética, gerando bezerros de porte adequado aos nascimentos e que ganham peso com velocidade, aprontando-se mais cedo para abate, com carcaças de maior tamanho”, explica o diretor de marketing da ABCCharolês, Wilson Borges.

Ele também desafia outras raças e mostrarem esse tipo de resultado. “Essa facilidade nos partos da genética Charolês dá aos criadores maior tranqüilidade em colocar as fêmeas em cria mais cedo, com menor idade”, fustiga o dirigente.

PERFORMANCE

A fêmea vencedora deste prêmio no ano passado, “Felicidade Labor”, Da Cabanha Labor, de Soledade, RS, apresentou-se este ano na EXPOINTER com a sua segunda cria ao pé, que nasceu quando o ventre tinha apenas 35 meses de idade.

Visto que a fêmea tinha parido a primeira cria aos 25 meses de idade, ganhou 2 meses em relação ao parto anterior, ou seja, emprenhou em menos de 30 dias após o parto, confirmando a aptidão da raça.

Outras informações: Associação Brasileira de Criadores de Charolês - 55.3222.7822 ou

Fontes: Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês) e Agência Ciranda – 51.3231.6210.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025