Feiras e eventos do agronegócio crescem e já movimentam cerca de R$ 25,4 bilhões por ano no Brasil

Além de apresentar produtos e soluções, a exposição tem o papel de atrair o público especializado para fechar importantes parcerias comerciais

25.05.2023 | 14:54 (UTC -3)
Rodrigo Bauso

Nos últimos anos, o agronegócio tem mostrado ser um dos braços fortes do Brasil e, hoje, é um dos setores mais sólidos e rentáveis para se investir no país. Nesse cenário, os eventos se tornaram uma porta para as grandes marcas atualizarem o mercado com seus produtos, tecnologias e tendências.

Segundo dados da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), no ano passado o mercado de eventos apresentou um crescimento de 400%, em relação a 2020, movimentando cerca de R$ 75,4 bilhões em consumo e gerando R$ 4,65 bilhões em impostos federais. Responsável por cerca 4,32% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional em 2022, o setor ainda gerou mais de 2 milhões de empregos durante o ano. Ainda de acordo com a associação, as principais feiras agrícolas do país geram cerca de R$ 25,4 bilhões por ano.

Entre os maiores eventos realizados no Brasil, destaca-se a Agrishow, a principal feira do agronegócio da América Latina. Em sua edição de 2022, 200 mil pessoas visitaram os estandes e foram gerados negócios da ordem de R$11,2 bilhões, segundo os organizadores - número correspondente a 280% a mais do que na última edição, de 2019.

“Os eventos de agro são áreas onde temos constantes atualizações de produtos, tecnologias, tendências e mercado. Então, quem é do setor tem que estar o tempo todo aprendendo e se reciclando. É uma grande oportunidade que as empresas têm de mostrarem o que está sendo feito e quais seus propósitos. Fora o networking, gerar conexões é imprescindível”, diz Mônica Schimenes, CEO e fundadora da MCM Brand Experience, agência de live marketing.

Para as empresas, estar presente em feiras de negócios, mais do que se apresentar, a exposição tem o papel de atrair o público especializado em seus segmentos para fechar importantes parcerias comerciais. Quando bem feito, seu crescimento torna-se uma consequência natural. “Contar com o apoio de uma equipe especializada para fazer a gestão e a organização do fluxo de conteúdos e materiais em nossos eventos e nas principais feiras do setor tem sido muito importante. É uma parceria que agiliza processos e gera sinergia entre as equipes, facilitando o atingimento de resultados. A MCM conhece bem nossa linguagem, trajetória e perfil”, afirma Marina Ribeiro, Gerente Comunicação e Marca da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF.

Para 2023, a expectativa do mercado, principalmente para o setor do agronegócio, é de seguir crescendo. “O calendário nacional de eventos corporativos no ano passado apresentou um aumento de 160% em relação ao ano anterior. Para esse ano, a expectativa é de que mais de 4 mil feiras, congressos e cerimônias profissionais aconteçam no Brasil. Para o agro, o crescimento vem da necessidade de entendermos a importância do setor para o mundo. Precisamos de soluções sustentáveis e o agro sempre se mostrou promissor quanto a isso”, finaliza Mônica Schimenes.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro