FAZU testará tecnologia suíça que diminui custos e aumenta produção em gramíneas

14.02.2012 | 21:59 (UTC -3)
Laura Pimenta

Representantes da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) e da empresa Penergetic (integrante do Grupo Boa Fé - Ma Shou Tao) assinaram na manhã desta terça-feira (14/02), no campus da faculdade, um contrato de parceria que tem por objetivo instalar campos demonstrativos e de avaliação da eficiência da tecnologia Penergetic em gramíneas.

A assinatura do contrato foi acompanhada pelo presidente da Fundagri, José Olavo Borges Mendes, a diretora geral da FAZU, Dionir Dias de Oliveira Andrade e pelo diretor administrativo da FAZU/Fundagri, Fábio Melo Borges, bem como professores e alunos da faculdade. A Penergetic foi representada por Enos Ma.

A tecnologia Penergetic é desenvolvida e produzida na Suíça e está há mais de 10 anos no Brasil, atuando nas culturas da soja, milho, feijão, cana-de-açúcar e café. A pesquisa, que começará a ser realizada a partir de agora na FAZU é inédita, pois avaliará os resultados do produto em capins das famílias Brachiaria e Panicum. “O produto já vem sendo utilizado em diversas culturas nos principais estados produtores de grãos. No Grupo Boa Fé, além de altas produtividades em soja e milho com drásticas reduções em adubação, têm-se obtido resultados extraordinários também em pastagens, com lotações de até 23 UA/ha, resultado de investimentos em tecnologias de ponta, como o Penergetic. Inserida na capital do zebu, a empresa está investindo agora no mercado de pastagens de alta tecnologia, onde se buscará na parceria com a FAZU elementos técnicos para respaldar e consolidar a tecnologia em pastagens”, explica o responsável pela empresa, Enos Ma.

O responsável pela pesquisa será o professor Adilson Almeida de Paula Aguiar. “Esta pesquisa será muito importante. Pois além de testar uma tecnologia diferenciada, envolverá diversos alunos dos cursos de Agronomia e Zootecnia da faculdade, que atuarão como monitores no projeto, ampliando o conhecimento prático dos acadêmicos”, enfatiza a diretora geral da FAZU, Dionir Dias de Oliveira Andrade.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025