Atualização do código florestal garantirá a legalidade para a produção nacional
A tradicional criadora de Charolês Annemarie Pfann, titular da Fazenda Estrela, de Guarapuava, PR - que tem como responsável pelas áreas de produção agrícola e pecuária o selecionador Josef Pfann Filho - foi a grande vendedora do Ranking Nacional da Raça Charolês de 2010, na categoria Criador.
Seleção aprovada
“Recebemos a notícia sobre nossa vitória no Ranking Charolês com muita alegria, porque isto significa que os diferentes jurados das importantes mostras que integraram a competição neste ano premiaram de êxito o caminho de seleção que vem sendo trilhado por nossa propriedade”, orgulha-se o diretor da Fazenda Estrela, Josef Pfann Filho, que também integra o Conselho Técnico da (ABCCharolês).
Em segundo, uma gaúcha
Em segundo lugar aparece outra tradicional criadora da raça, a gaúcha Rosa Maria Fleck de Oliveira, à frente da Cabanha Santo Izidro, de Dilermando de Aguiar, RS, e na terceira colocação ficou o criador Eduardo Reinhofer (Eduardo e Hildegard Vitória Reinhofer), da Fazenda Campo Bonito, de Pinhão, PR.
As pontuações no brasil
Neste ano, um total de cinco exposições pontuaram ao Ranking Nacional da Raça Charolês, que é realizado anualmente pela Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês).
A primeira dessas mostras foi a Expolondrina, em Londrina, PR. Depois vieram a Expo Brasil de Charolês, em Guarapuava, PR, a internacional Expointer, em Esteio, RS, e as mostras de Ponta Grossa, no PR e de Santa Maria, no RS.
Em 2009
Na edição de 2009 do Ranking Charolês, os vencedores foram, nos aspados, em primeiro lugar o criador Eduardo Heinhoffer, em segundo Annemarie Pfann e filhos e em terceiro Johan Zuber Junior.
Já na variedade mocha, a primeira colocação foi conquistada pela criadora Annemarie Pfann e filhos, a segunda pela sucessão Ernane Kurtz de Oliveira e a terceira pelo criador Jamil Deud Junior.
Prêmios na Expo Londrina
A entrega das premiações do Ranking será realizada pela direção da ABCCHAROLÊS durante evento programado para a Exposição de Londrina, A Expo Londrina, em 2011.
“Avaliamos que a mostra de Londrina, um ponto estratégico no Brasil, onde o Charolês se firma como líder nos cruzamentos industriais, é o local mais apropriado e de maior visibilidade para premiar as façanhas de nossos criadores”, justifica o presidente da entidade, Joaquin Villegas.
Para ele, o Ranking é uma das mais importantes vitórias para um selecionador de Charolês e por isso a entrega deste e de outros prêmios não pode passar despercebida.
2010 com novidades
Entre as inovações já colocadas em prática para o Ranking deste ano destaca-se a unificação dos julgamentos de classificação das variedades de Charolês mochos e aspados.
Fonte: Charolês Online
(55) 3222-7822
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura