Fapeg empossa Diretoria com compromisso de qualificar ações de parceria

Fundação atua há 16 anos no financiamento de projetos de pesquisa agropecuária, compondo uma carteira de atividades de mais de 20 milhões de reais

06.05.2016 | 20:59 (UTC -3)
Cristiane de Farias Betemps da Silva

Tomou posse nesta quinta-feira (5/05) a nova diretoria biênio 2014-2016 da Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal (Fapeg), em Pelotas/RS. A Fundação foi criada junto a Embrapa Clima Temperado em 1999, completando 16 anos de atuação. Tem como meta apoiar as organizações, em especial a Embrapa, no desenvolvimento e condução de projetos de pesquisa para crescimento da ciência brasileira. A atual presidência da Fundação será coordenada pelo pesquisador Prata da Casa Laércio Nunes e Nunes, com possibilidade de prorrogação por mais dois anos de sua gestão, já que substitui a direção anterior de Apes Falcão Perera.

O ato de posse da Diretoria substituta para o biênio 2014-2016 foi realizado pela presidente do Conselho Deliberativo da Fundação, a pesquisadora Lígia Pegoraro. Após, a leitura da ata de nomeação todos os integrantes assinaram o documento que oficializa a atuação de seus membros à frente das responsabilidades da Fapeg. "Aceitei este compromisso com a Fundação por conhecer as razões de sua existência e de seus objetivos. Aceitei também por estar acompanhado pela experiência de diretores que conhecem o dia a dia da Fapeg. Aceitei por que sou dado a desafios, e este convite é confirmar meu gosto por desafios", enfatizou o atual presidente empossado, Laercio Nunes e Nunes.

Segundo ele as expectativas de crescimento para Fundação devem passar pela renovação e qualificação das relações entre a Fapeg e a Embrapa, ampliando seus convênios com as demais Unidades de pesquisa da Empresa, além de sinalizar possibilidades de trabalhos conjuntos com a Fundação Eliseu Alves, outra importante fundação, mais recente, vinculada à Embrapa.

Para o chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, a escolha do nome de Laércio Nunes e Nunes é uma grande contribuição à Fundação pela sua experiência gerencial dentro da Empresa e pelo seu comprometimento. "A Fapeg tem alto prestígio na região e no país pelos serviços que presta e apoia e pela idoneidade do seu trabalho, com todos os empregados e com as diretorias que assumiram e contribuiram com essa trajetória de mais de 15 anos", lembrou Pillon. Ele destacou também que em tempos de recessão orçamentária para financiamento de projetos, o papel da Fapeg foi imprescindível nestes últimos anos para a execução de várias pesquisas em andamento. "Por exemplo, em 2010, a Embrapa recebia um orçamento de mais de 680 milhões de reais para gerenciar sua programação de atividades de pesquisa. Para 2016 nossa grade cresceu em atividades e em compromissos de resultados de pesquisa, sendo previsto um orçamento de 236 milhões de reais", contou Pillon. Hoje, a Fapeg gerencia uma carteira de projetos em torno de 20 milhões de reais.

A cerimônia de posse contou com a presença do chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Jair Nachtigal, do chefe adjunto de Transferência de Tecnologia, João Carlos Costa Gomes e do coordenador técnico da Estação Experimental de Cascata, Carlos Alberto Medeiros, acompanhado de assessores e empregados da Embrapa e auxiliares da Fapeg. O evento foi prestigiado pela presença da esposa de Edmundo Gastal, Fany Gastal, cujo nome da Fundação homenageia o pesquisador da Embrapa, falecido em 1990.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024