Faeg recebe técnicos da Semarh para treinamento do CAR

20.02.2013 | 20:59 (UTC -3)
Leydiane Alves

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) recebeu, na manhã desta quarta-feira (20), a presença de gestores ambientais municipais, responsáveis técnicos (RTs) e servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para o curso de formação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), promovido pela secretaria.

Segundo o superintendente de Gestão e Proteção Ambiental da Semarh, Marcelo Lessa, Goiás é o primeiro Estado a começar os treinamentos. “Durante os dias 20, 21 e 22 estamos preparando os profissionais da Semarh, mas pretendemos levar as informações também para instituições fora da secretaria”, diz. Ele explica que o CAR é um avanço para o produtor rural, por ser tratar de um ato declaratório, além de não ser mais necessária a averbação em cartório da reserva legal. “Tudo vai ficar centralizado no órgão ambiental”, explica.

Os dados do CAR serão disponibilizados na internet, com acesso público, e servirão para a elaboração dos Programas de Regularização Ambiental (PRAs). O cadastro terá a finalidade de integrar as informações ambientais de todas as propriedades e posses rurais. Essa grande base de dados servirá para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. Porém, o serviço só poderá ser desempenhado após pronunciamento da ministra de Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira, declarando a instituição do CAR no país.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025