ANDEF participa do 2º encontro do curso de Pós-Graduação em Proteção de Plantas em Viçosa/MG
Em sua décima primeira participação consecutiva na Fruit Logistica, realizada nos dias 6 a 8 de fevereiro, em Berlim, na Alemanha, o estande Brazilian Fruit, promovido pelo Instituto Brasileiro de Frutas - IBRAF em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil,finalizou a feira trazendo novidades, lançamentos e uma diversidade de negócios e contatos realizados pelas empresasparticipantes.
A participação nestes três dias de evento foi de grande importância para que fossem atraídos diversos compradores de todos os continentes. As empresas brasileiras fizeram contatos com 512 compradores de países da Europa, Ásia, Oriente Médio e América Latina, que resultaram em um total de US$ 23 milhões em negócios e perspectiva de realizar mais US$102 milhões nos próximos 12 meses.
A Fruit Logistica no geralrecebeu 58 mil visitantes de alto escalão comercial, vindos de 130 países neste ano, sendo 80% deste público vindos de países fora da Alemanha, tendo como os principais: Europa (representando 70%), as Américas (11,7%), África (7,6%), Ásia (4,7%) e Oceania (1%).
Para Cloves Ribeiro Neto, Inteligência Comercial do Projeto Brazilian Fruit,“A participação brasileira na Fruit Logística, que é o maior evento do setor no mundo, é possível ter uma prévia do desempenho das exportações brasileiras neste ano. Mesmo apresentando recessão econômica, a União Europeia continuará sendo o maior importador de frutas brasileiras e deveremos ter ao logo de 2013, desempenho semelhante ao ano passado. As frutas tropicais continuam com demanda satisfatória no mercado internacional e as frutas apresentadas como exóticas tem boas opções de mercado. A retração no consumo de frutas apresentada em anos anteriores, não desestimulará as exportações brasileiras, pois a demanda existe.”.
Logo no dia 6 de fevereiro, primeiro dia do evento, houve na Embaixada do Brasil, na Alemanha, a recepção do Embaixador Everton Vieira Vargas. Para Luciana Pacheco, gestora do projeto Brazilian Fruit “esta oportunidade assumiu grande importância para que empresários brasileiros pudessem conhecer e entender melhor a atual situação econômica da Alemanha através de um contato pessoal com representantes do Brasil no país.”.
Além deste evento, os representantes da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) lançaram, no segundo dia da feira (7/2), a marca ‘Região do Jaíba’, com o objetivo de promover ações que fortaleçam a identidade de um dos maiores polos agrícolas do Brasil, tornando a região como referência mundial em fruticultura. No ano passado a região foi responsável pela produção de 548 mil toneladas de frutas de alta qualidade da região, especialmente manga, mamão, banana e limão.
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