Faeg lança o Programa Secretaria Eficiente para três municípios goianos

11.10.2010 | 20:59 (UTC -3)

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), em parceria com os Sindicatos Rurais dos municípios de Bom Jardim de Goiás, Pirenópolis e Uruaçu, lançou na manhã desta quinta-feira (7), em Goiânia, o Programa Secretaria Eficiente. A cerimônia contou com a participação de prefeitos, secretários municipais de agricultura e lideranças dos Sindicatos Rurais parceiros.

 

O objetivo do programa é fortalecer as secretarias municipais de agricultura com equipamentos e capacitação de seus colaboradores, promovendo uma atuação mais eficiente para auxiliar os produtores rurais na sua atividade rural. Outro ponto importante que será trabalhado é o de estimular o consumo e compras governamentais da produção rural local. A iniciativa garantiria uma melhor renda ao produtor rural local, desenvolvimento da produção agropecuária, desenvolvimento municipal sustentável e consequente desenvolvimento do Estado.

 

Na abertura da cerimônia de lançamento do programa, o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, ressaltou a importância da atividade rural para o desenvolvimento do Estado de Goiás e elogiou o comprometimento dos municípios parceiros do programa. “Nós temos basicamente a atividade econômica de Goiás alicerçada no agronegócio, então é importante ajudar as prefeituras nesta gestão com mais eficiência. Com o planejamento estratégico, essas ações vão resultar em novas oportunidades de comércio e, assim, estaremos desenvolvendo o produtor rural, a realidade local e o crescimento das cidades envolvidas pelo programa”, explica Schreiner.

 

O Secretaria Eficiente apresenta três fases distintas e será inplementado, num primeiro momento, nos municípios goianos de Bom Jardim de Goiás, Pirenópolis e Uruaçu. Na primeira fase é feito um diagnóstico da secretaria e da produção local, seguido pelo plano de gestão eficiente elaborado com prefeitura e parceiros da área rural e, por último, há a execução de projetos a partir das demandas identificadas pelo diagnóstico.

 

O prefeito de Uruaçu, Lourenço Pereira Filho, agradeceu a escolha do município no programa. “Agradeço a Faeg pela contemplação de Uruaçu no Secretaria Eficiente e prometo continuar comprometido com o setor produtivo que tanta riqueza traz ao nosso município e ao nosso Estado de Goiás”, ressalta.

 

O prefeito de Bom Jardim de Goiás, Cleudes Bernardes da Costa, comentou a importância da parceria do programa para o desenvolvimento de todo o município. “Esta proposta a partir do diagnóstico e com planejamento vai estimular o empreendedorismo do produtor rural e os resultados serão vistos no desenvolvimento da área social, econômica e até na auto-estima desse produtor rural local”, comentou Costa.

 

Cleiber Di Ribeiro

Departamento de Comunicação do Sistema Faeg/Senar

comunicacao@faeg.org.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025